sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

LITANIES POUR UN RETOUR




Um dia perguntaram a Brel se conhecia pessoalmente os Beatles e se gostava da música feita por eles. Brel respondeu que os tinha encontrado um dia em Londres e que gostava da sua música. Achava que ela tinha harmonias quase clássicas e isso era muito bom. Não sabia se isso era feito por acaso ou de propósito, mas era bom... Quanto aos textos? Quanto aos textos apenas disse que tinham algumas coisas giras, mas... e mais não disse. Os Beatles iniciaram em força a sua carreira em 1961 cantando canções de amor como “She loves you”, “Love me do”, ”Can’t buy me love”, “And I love her”, etc.
Brel em 1958 canta "Litanies pour un retour", uma canção de amor, sem usar uma unicamente vez a palavra AMOR.

Litanias para um regresso (1958)

Meu coração, minha amada, minha alma, meu céu, meu fogo, minha chama,
Meu poço, minha fonte, meu vale, meu mel, meu bálsamo , meu Gral,

Meu trigo, meu oiro, minha terra, meu arado, minha rocha, minha pedra,
Minha noite, minha sede, minha fome, meu dia, minha alvorada, meu pão,

Minha vela, minha onda, meu farol, minha estrada,
Meu sangue, minha força, minha febre, meu eu,

Meu canto, meu riso, meu vinho, minha alegria,
Minha madrugada, minha voz , minha vida, minha fé,

Meu coração, minha amada, minha alma, meu céu, meu fogo, minha chama,
Meu corpo, minha carne, meu bem... Eis que regressas.


Sem comentários:

Enviar um comentário