terça-feira, 1 de junho de 2010

HEUREUX



Esta canção está no segundo LP gravado por Brel em 1957. Teve uma tiragem de 10.000 exemplares. Um número bastante ousado para a época e dez vezes superior ao do primeiro disco. Devido a este sucesso, em Junho desse ano, Jacques Brel é um dos premiados do Grand Prix du Disque de l'Académie Charles Cros.

Feliz (1957)

Feliz o que canta para a criança e que, sem nada lhe dizer, a guia pelo caminho triunfante. Feliz aquele que canta para a criança... Feliz aquele que chora de alegria por enfim se ter dado por amor, ou por um beijo que se bebe. Feliz aquele que chora de alegria...

Felizes os amantes separados e que não sabem ainda que amanhã se vão reencontrar. Felizes os amantes separados...Felizes os amantes extasiados cuja força dos vinte anos não serve para mais nada senão para se amarem. Felizes os amantes extasiados...

Felizes os amantes que nós somos e que amanhã, longe um do outro, se amarão, se amarão, acima de todos os homens...


Em Novembro de 1957 conhece o pianista Gérard Jouannest e logo a seguir François Rauber. Rauber passará a dirigir a orquestra que acompanhará Brel no palco e em digressão.
Esta pequena observação serve apenas para nos apercebermos da grande diferença que vai desta orquestração pirosa de Heureux (1957) para as orquestrações pujantes feitas por François Rauber nos anos seguintes.

Sem comentários:

Enviar um comentário