quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

J'EN APPELLE

Jacques Brel nos tempos da sua juventude foi membro de um movimento católico juvenil. Esta associação tinha por objectivo organizar concertos/espectáculos para auxiliar os necessitados. Um dos lemas desse movimento - La Franche Cordée - era
“Sê simples e sóbrio, despoja o teu coração e o teu espírito de inúteis bagagens. Escolhe e conserva o essencial”. Motivado por estes princípios Brel escreve as suas primeiras canções num estilo muito lírico. No entanto nesta, J’en appellle, ele já manifesta o “desejo inacreditável de se querer realizar”.


EU APELO (1957)

Eu apelo às casas carregadas de luz, eu apelo aos amores que cantam os rios...
À explosão azul das manhãs de Primavera
Ao vigor juvenil das raparigas que têm vinte anos...
À frescura de um velho poço no deserto...
À estrela que espera por um velho perdido...
Para que surja em nós, mais forte que um desejo,
Um desejo inacreditável de nos querermos realizar,
Desejando ser mais modestos que orgulhosos,
Desejando ser mais tolerantes que perversos...

Eu apelo ao teu riso que tu esbanjas ao sol...
Eu apelo ao teu choro com nenhum outro parecido...
Ao silêncio feliz que fala docemente...
A essas palavras que não dizem nada senão quando lidas...
À vagarosa mão do nosso amor sincero...
Aos nossos vinte anos, encontrados em tudo o que deles se espera...
Para que surja em nós, e mais forte que um desejo,
O desejo inacreditável de nos querermos realizar,
Preferindo muito mais a felicidade imensa e a alegria tranquila,
Do que qualquer glória inútil...


Sem comentários:

Enviar um comentário