quinta-feira, 5 de agosto de 2010

JE NE SAIS PAS



Jacques Brel atravessa os anos 60 já trintão. Já tem uma obra feita e reconhecida mundialmente. Foi por diversas vezes considerado como o melhor intérprete de música ligeira do século XX e a comprová-lo estavam para cima de 20 milhões de discos vendidos em todo o mundo.
Um dia, num programa de rádio, uma jovem ouvinte perguntou-lhe o que pensava da música "ié-ié". Brel, sempre frontal e sincero, foi directo ao assunto e respondeu que os textos cantados eram absolutamente aflitivos e que às vezes só dava vontade de enfiar umas cuecas na cabeça e uma pena no traseiro desses autores e mandá-los bugiar. Era vergonhoso o que eles escreviam…

EU NÃO SEI (1958)

Eu não sei porque é que a chuva deixa lá em cima os seus farrapos, que são as nuvens cinzentas e pesadas, para se vir esconder nos nossos outeiros...
Eu não sei porque é que o vento se diverte nas claras manhãs, espalhando risos de criança e alaridos frágeis de Inverno... Eu não sei nada disto, só sei que ainda te amo...

Eu não sei porque é que esta estrada que me leva para a cidade, tem o cheiro deslavado das derrotas, de álamo em álamo...
Eu não sei porque é que este véu de neblina fria que me persegue me faz pensar nas catedrais onde se reza aos amores mortos... Eu não sei nada disto, só sei que ainda te amo...

Eu não sei porque é que nestas ruas, que se abrem à minha frente, uma a uma, virgens e frias, frias e nuas, apenas os meus passos e não há lua…
Eu não sei porque é que a noite me toca como uma guitarra, e me força a vir aqui, para chorar à frente desta gare... Eu não sei nada disto, só sei que ainda te amo...

Eu não sei a que horas parte esse triste comboio para Amesterdão que um casal deverá tomar esta noite. Um casal onde tu és a mulher...
E não sei para que porto parte de Amesterdão, esse grande navio que esmaga o meu corpo e o meu coração, o nosso amor e o meu futuro... Eu não sei nada disto, só sei que ainda te amo... que ainda te amo...

1 comentário:

  1. Sérgio...
    Adoro...
    essa música do Brel...
    essa e muitas outras...
    estou escrevendo...
    sobre Nat King Cole...
    lá no meu blog...
    Passa lá...
    Por favor...
    Beijos
    Leca

    ResponderEliminar