sexta-feira, 1 de julho de 2011

BALLADE



Esta balada de inspiração medieval deve ser uma das primeiras canções escrita pelo jovem Brel.O texto, bem ingénuo por sinal, é premonitório. Nele, Brel diz que gostava de ter um barco e um avião. Décadas mais tarde o sonho realiza-se e terá o Askoy que o levará até às ilhas Marquesas e o Jojo que o levará bem alto lá nos céus do Oceano Pacífico.

BALADA

Burgueses, mercadores, nobres damas, senhores, meninas bonitas, grandes do mundo e ladrões, escutem a súplica de um jovem de vinte anos, escutem a súplica de um plebeu…

Eu queria um barco bonito
Para me divertir
Um belo barco de madeira dourada
Para ir à pesca do bacalhau

Eu queria um carro bonito
Para passear
E para salpicar as raparigas
Que dançam nas avenidas

Eu queria dentro dos eléctricos
As pessoas fossem educadas
Que se dissesse obrigado e por favor
Nas paragens dos carros eléctricos

Eu queria que todos os vagabundos
Pudessem cantar
Pela manhã e ao cair da noite
As canções da liberdade

Eu queria que dentro das casas
Cheirasse bem
A pão, a cerveja e ao presunto
Que balança no tecto

Eu gostaria de ter um belo avião
Para ver o bom Deus
Um belo avião ágil e leve
Que me iria levar bem alto lá nos céus

E queria que as crianças pequenas
Não fossem ruins
E que os seus risos, como jactos de água
Refrescassem a humanidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário