quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

J'AIMAIS



Apesar de só ter sido gravada em 1963 esta canção - J’AIMAIS – pelos seus preciosismos poéticos e harmonias muito líricas deverá ter sido composta alguns anos antes. Em 1963 Brel já tinha alcançado a maturidade como compositor e já tinha sucessos musicais como Les bourgeois, Marieke, La valse à mille temps, Le moribond, ou mesmo Ne me quitte pas. E no LP onde está J’aimais estão canções inesquecíveis como Les vieux, Jef e Au suivant. Portanto, a inclusão de J’aimais neste LP de 1963 sabe a um fruto que se come fora da época.

EU GOSTAVA (1963)

Eu gostava das fadas e das princesas que me diziam não existir...
Eu gostava do fogo e da ternura...
Estás a ver, já então eu sonhava contigo.

Eu gostava das torres altas, imponentes, para ver ao longe chegar o amor...
Gostava das torres com coração vigilante...
Estás a ver, já então eu te espreitava...

Eu gostava do colo ondulante das vagas, dos nobres salgueiros a desfalecerem sobre mim...
Eu gostava do perfil bamboleante das algas...
Estás a ver, já então eu te conhecia...

Eu gostava de correr até cair, eu gostava da noite até ao amanhecer...
Eu não gostava disso tudo, eu adorava…
Estás a ver, já então te amava...

Eu gostava do Verão pelas suas tempestades, com os relâmpagos sobre o telhado...
Eu gostava do clarão sobre a tua face…
Estás a ver, já então eu ardia por ti...

Eu gostava da chuva que inundava o céu ao longo das neblinas do país raso...
Eu gostava dessa neblina que o vento varre...
Estás a ver, já então chorava por ti...

Eu gostava da vinha e do lúpulo, das vilas nortenhas, das galdérias da noite...
Os rios profundos que me chamavam ao leito...
Estás a ver, já então eu me esquecia de ti...



Sem comentários:

Enviar um comentário