quinta-feira, 25 de março de 2010

L'ENFANCE


A propósito de ter falado aqui no filme LE FAR WEST, no passado dia 23, publico hoje o texto da canção L'enfance que Brel compôs para o filme. O far west estava no imaginário do Grand Jacques e por isso ele o usou mais vezes noutras canções.
As aventuras de cow boys e índios faziam parte das brincadeiras da miudagem dos anos 40, 50 e 60. O poder do cinema americano impunha-se e nós queríamos imitar os nossos heróis da pradaria. Um grupo de miúdos com umas pistolas de plástico faziam de cow boys - os bons. Este grupo perseguia pelas ruas e jardins o outro grupo, armado com uns arcos e umas flechas muito toscos. Eram os terríveis índios. Os maus que era preciso exterminar! O que nós aprendíamos com as fitas americanas!

A INFÂNCIA (1973)

A infância, quem nos pode dizer quando acaba, quem nos pode dizer quando começa?... É nada com imprudência, é tudo o que está por escrever...
A infância, o que nos impede de a viver e de a reviver indefinidamente?... De viver e reviver o tempo de rasgar o fim do livro.
A infância que se poisa nas nossas rugas, para fazer de nós velhas crianças... Eis-nos jovens amantes de coração cheio e cabeça vazia...
A infância é ainda o direito de sonhar e o direito de sonhar uma vez mais...
O meu pai era um garimpeiro e o tédio foi o que ele mais encontrou...
A infância... É meio-dia todos os quartos de hora, é quinta-feira todas as manhãs...
Os adultos são desertores, todos os burgueses são uns índios...


Sem comentários:

Enviar um comentário