segunda-feira, 20 de setembro de 2010

LE TROUBADOUR



“Le Troubadour” está incluído num lote de canções consideradas “textos da juventude”.
Foi gravada em Agosto de 1953 na Radio Hasselt, de Bruxelas, juntamente com outras 22 canções e mantiveram-se inéditas até há pouco tempo. Nesta canção Brel resume a sua carreira que… ainda não tinha começado. “Eu sou um velho trovador que contou muitas histórias… mas sem acreditar nelas”. Ele irá cantar os seus ideais sem acreditar muito neles, mas acabará por aceitá-los.

O TROVADOR (1953)

Eu sou um velho trovador que contou muitas histórias
Histórias divertidas, histórias de amor, mas sem acreditar nelas

Eu cantei como um grande livro em que cada página é uma gargalhada
Eu cantei a alegria de viver esperando a outra de morrer,

Eu cantei as minhas belas ideias mas quando eu tinha de as dizer
O que a cantar era agradável, em palavras fazia-vos rir

Eu cantei o ideal para as crianças para lhes dar um pouco de esperança
Diziam-me que se o cantasse eu um dia ia acreditar nisso

Eu cantei um canto de amizade que era feito com o coração
Muitas vezes é feiro em coro mas eu estava só a cantar

Quis muitas vezes levantar o mundo, só por ele, só por bondade
Quis muitas vezes levantar o mundo, mas foi ele que me deitou

Eu sou um velho trovador que ainda canta por cantar
As histórias, histórias de amor, para fazer crer que é alegre

Um trovador desencantado que por um hábito inútil
canta ainda a amizade para não cantar o ódio.


Sem comentários:

Enviar um comentário