terça-feira, 4 de maio de 2010

MAI 40



Esta canção faz parte do lote de 5 das que foram gravadas durante a produção do álbum Marquises em 1977. Brel não as quis incluir neste disco porque, como tinha canções a mais, tinha que excluir 5. E optou por estas que ele considerou as mais fracas. Deixou instruções precisas para que elas nunca fossem editadas. No entanto, 25 anos depois da sua morte as canções foram publicadas, e incluídas num CD duplo intitulado Infiniment.
A Bélgica foi invadida pelos alemães em 10 de Maio de 1940, tinha Brel 11 anos de idade.

Maio 40 (1977)

Tocava uma música como esta quando a guerra rebentou…

Eu, dos meus onze anos de altitude, observava deslumbrado a soldadesca cansada que me trazia de volta a minha belgitude. Os homens tornavam-se homens, as gares devoravam soldados que fingiam que não partiam… E as mulheres, as mulheres agarravam-se aos seus homens…
E eis que a Primavera se incendiou. Os canhões passavam a cantar e depois regressavam com o rabo entre as pernas. Como regressavam chorando os nossos irmãos envelhecidos e os nossos pais nevoentos… E as mulheres, as mulheres agarravam-se às crianças…
Descobri o que é o refugiado… É um camponês feito nómada, é um marginal que foge duma cidade aberta que está fechada. Descobri o que é o excluído… É um exército que foi desarmado e que deve fazer a caminhada a pé… E as mulheres, as mulheres agarravam-se às suas lágrimas…
De um céu mais azul que o habitual, esse Maio de 1940 fez continência a alguns alemães disciplinados que esmagaram a minha belgitude. A honra perdeu a paciência e cada vila conheceu o medo e cada vila foi apagada… E as mulheres, as mulheres agarram-se ao silêncio…


Sem comentários:

Enviar um comentário