domingo, 30 de maio de 2010

LA FANETTE




A situação descrita na canção La fanette repete-se em mais duas ou três canções de Brel. É quando o amor e a morte andam juntos. Nessas canções o amor é repartido por três. E como alguém está a mais o problema resolve-se com o desaparecimento desse alguém. Em La fanette são dois os que a morte leva.
Chamo atenção para a melodia e para orquestração que evocam intencionalmente o vai e vem dolente das ondas do mar numa praia.
A canção foi gravada em 1963 por ISABELLE AUBRET que logo após a gravação sofreu um acidente de viação que a deixou entre a vida e a morte durante vários meses. Brel, generoso como sempre, cedeu-lhe os direitos de autor de La Fanette, definitiva e integralmente.

A FANETTE (1963)

Nós éramos dois amigos e a Fanette amava-me.
A praia estava deserta e dormia em Julho.
Se elas se lembrassem, as ondas diriam quantas vezes para a Fanette eu cantei as minhas canções...

Devo dizer, devo dizer que ela era linda como uma pérola de água...
Devo dizer que ela era linda e eu nem sou bonito...
Devo dizer que ela era morena, tanto como a duna era loira, e eu, tendo uma e outra, eu tinha o mundo...
Devo dizer que eu era louco em acreditar naquilo tudo, crer que era tudo nosso, crer que ela era minha.
Devo dizer que não se aprende a desconfiar de tudo...

Nós éramos dois amigos e a Fanette amava-me...
A praia estava deserta e mentia em Julho.
Se elas se lembrassem, as ondas diriam como para a Fanette se demorava a canção...

Devo dizer, devo dizer que ao sair de uma onda lânguida vi-os afastaram-se como amada e amante...
Devo dizer que eles riram quando me viram chorar. Devo dizer que eles cantaram quando eu os amaldiçoei... Devo dizer que esse dia correu bem... Eles nadaram tão longe, eles nadaram tão bem, que eu nunca mais os vi... Devo dizer que não se aprende... Bom, mas falemos de outra coisa...

Nós éramos dois amigos e a Fanette amava-o a ele... A praia está deserta e chora em Julho, e à noite, às vezes, quando as ondas acalmam, escuto como uma voz, escuto...
É a Fanette...




Sem comentários:

Enviar um comentário