segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

L'HOMME ET LA MER (2)

Dr.Decq Mota

Transcrevo hoje mais uma passagem do livro JACQUES BREL L’HOMME ET LA MER onde Prisca Parrish fala dos dias em que Jacques adoeceu e foi visto a bordo do Askoy por um médico local.
O médico local era o Dr.DECQ MOTA e deste encontro falei aqui neste blog no dia 6 de Novembro de 2009.
As “lembranças tristes” referidas no primeiro parágrafo deste pequeno relato têm a ver com a morte de Jojo. Brel tinha acabado de regressar à Horta após ter assistido ao funeral do amigo, em Paris.

“... Os dias esgotavam-se na alegria, na qual se misturavam por vezes as lembranças tristes que Jacques se esforçava por esquecer. A vida é bela, o mundo pertence aos vivos e nós partiremos para dar a volta ao mundo.
Uma manhã, Maddly diz-nos que Jacques não se sente bem. Que é que se passa ? pergunta Vic. Ele apanhou frio e está cheio de febre, está a tiritar e não se quer levantar, responde Maddly. Vic vai ver Brel. Efectivamente, ele está mesmo mal.
Vic vai chamar um médico local que chega ao Askoy na parte da tarde. Diagnóstico: Uma gripe muito forte. Passa uma receita de vitaminas e antibióticos e vai-se embora.
Jacques Brel fica deitado durante dois dias tomando escrupulosamente os remédios , sempre resmungando: Que grande porcaria! A gripe muito forte preocupou-nos a todos mas ao terceiro dia Jacques levantou-se. Em roupão de quarto, sobre o convés, brincando, ele gritou: Afinal só me faltava espirrar!”

1 comentário:

  1. Fernando, soube da triste notícia e mandei sms ao José pedindo que transmitisse a todos as minhas condolências. Admirava o teu avô. Muita gente me falou dele com carinho e profundo respeito. Beijinhos

    ResponderEliminar