terça-feira, 30 de novembro de 2010

QU'AVONS-NOUS FAIT, BONNES GENS



Mais uma canção dos princípios da carreira de Brel. A sua veia lírica levava-o a escrever canções que eram autênticos panfletos de paz e amor. Em “Qu’avons-nous fait ,bonnes gens", de 1956, o poeta lamenta-se porque no mundo há falta de amor, de bondade, de esperança e até de alegrias imensas… E nós, boa gente, o que é que fizemos a tudo isso ?

Nestes dois videos podemos ouvir duas versões da mesma canção. A primeira com a presença de uma orquestra e a segunda apenas a voz de Brel acompanhado pela sua viola.

QUE FIZEMOS NÓS, BOA GENTE (1956)

Que fizemos nós, boa gente, digam-me, da bondade do mundo?!
Se a escondemos no meio de um bosque, não me admirava nada...
Se a enterrámos a sete palmos de terra, isso já nem me espantava...
E é pena não ver mais, em cada noite, em cada manhã, pelas estradas,
sobre as calçadas, uma multidão de pequenos São Martinhos...

Que fizemos nós, boa gente, digam-me, de todo o amor do mundo?!
Se o vendemos para não sei quê, não me admirava nada...
Se o vendemos para fazer a guerra, isso já nem me espantava...
E é pena não ver mais os apaixonados que têm vinte anos contarem mil e uma histórias...
Já não ardem mais as fogueiras de São João...

Mas, havemos de reencontrar, boa gente, creiam-me, todas essas alegrias imensas...
Vamos encontrá-las no fundo de cada um de nós, não me admirava nada...
Vamos encontrá-las debaixo da nossa vaidade, isso já não me espantava...
E isso vai ser bom, porque poderemos enfim ver outros, não somente os loucos,
a cantar o amor, a cantar a esperança, e cantá-los com palavras nossas...
Porque esperamos nós, boa gente, para encontrar essas coisas? Digam-me...
Porque esperamos nós, boa gente, digam-me lá....


Sem comentários:

Enviar um comentário