segunda-feira, 14 de março de 2011

LA LUMIÈRE JAILLIRA



La lumière jaillira é de 1958. É uma canção muito influenciada pelo espírito “padre-operário”, figura muito em voga nos anos 50 e 60. Para manter o ambiente desta espécie de sermão cantado Brel fez a gravação dentro de uma igreja acompanhado pelo órgão das “liturgias”. Como não encontrei a versão original cantada pelo “Abbé Brel” (como diria Brassens) aqui fica a versão de La Lumière jaillira interpretada por um grupo coral… numa igreja.

A LUZ VAI BROTAR (1958)

A luz vai brotar limpa e branca, uma manhã,
Bruscamente à minha frente em qualquer lugar do caminho...
A luz vai brotar e vou reconhecê-la porque, tantas, tantas vezes a esperei...
A luz vai brotar e por vê-la tão bela vou perceber porque tanto precisava dela...
A luz vai brotar e nós ficaremos unidos
Para sermos um só combate, para sermos uma única canção...
A luz vai brotar e eu vou convidá-la
Para vir para o meu tecto para que tudo se transforme...
A luz vai brotar e depois de tudo transformado
Apontarei a dedo os trastes do passado...
A luz vai brotar e eu terei um palácio...
Não muda tudo sob o sol de Julho?
A luz vai brotar e toda a minha casa,
Sentada à lareira, aprenderá as suas canções...
A luz vai brotar espalhando os meus silêncios
Os sorrisos de felicidade que morrem e recomeçam...
A luz vai brotar, qual eterno viajante o meu coração em vão procurava,
E que afinal estava dentro dele...
A luz vai brotar alargando o horizonte,
A luz vai brotar e trará o teu nome.


Igreja Saint-Thomas, Domingo 5 de Dezembro de 2010.
Grupo Coral Diapason sob a direcção de J. Hulard.

Sem comentários:

Enviar um comentário