quarta-feira, 10 de março de 2010

LES PIEDS DANS LE RUISSEAU


"SÊ SIMPLES E SÓBRIO, DESPOJA O TEU CORAÇÃO E O TEU ESPÍRITO DE BAGAGENS INÚTEIS.
ESCOLHE E GUARDA O ESSENCIAL" (extracto do regulamento da Franche Cordée)


"Les pieds dans le ruisseau" é uma canção de 1956. É uma canção muito influenciada pela juventude de Brel no movimento católico Franche Cordée e pela sua passagem pelos escuteiros. Pela sua ingenuidade e lirismo esta canção anos mais tarde talvez não chegasse a ser editada. Mas Brel gravou-a e nunca lamentou o facto de a ter escrito.

Os pés no riacho
Com os pés no riacho, vejo fluir a vida. Vejo, mas sem dizer uma palavra...
Os peixes delicados contam-me a sua vida, fazendo círculos nas águas límpidas, e eu respondo, escrevendo palavras na água, palavras bonitas, palavras à minha maneira…
Na corrente das águas desaparece uma carta, uma carta de um amante escondido, talvez... Ah, quem me dera ter perto de mim uma rapariga a quem eu pudesse acariciar os dedos...
E quando o sapo adormece ao crepúsculo, entre os juncos, a dona libélula inclina o meu olhar sobre as águas e eu reparo na minha imagem, mas… Vejo um idiota...


Sem comentários:

Enviar um comentário