domingo, 19 de junho de 2011

LES DEUX FAUTEUILS



As personagens brelianas da comédia humana tomam o seu lugar: muito antes de "Les Vieux", ele retrata uns avós imaginários a partir da suas poltronas favoritas, encontradas todas estragadas no sótão. Esta é uma das primeiras canções de BREL que já aponta caminhos futuros na descrição dos tipos humanos, dos seus dramas e das suas vicissitudes. O sotaque flamengo usado no primeiro verso (j’ai rrretrrouvé /mon grrenier / Deux fauteuils vèrrts ) ou é involuntário ou anuncia também a dramatização de canções futuras...


AS DUAS POLTRONAS (1953)

Eu encontrei duas poltronas verdes
No meu sótão, todas estragadas
É a poltrona do meu avô
E a poltrona da minha avó

Uma está gasta até ao fio
Muitas vezes eles dormiam embraçados
E é pesada com o suor que carrega
É a poltrona do meu avô

A outra é quase nova,
Apesar de algumas manchas prateadas
Nas costas e braços
A avó chorou muito nela

Éramos crianças e felizes
ainda os conhecemos amantes
Ternamente entrelaçando os dedos
Dizendo as palavras que tanto amamos

Eu encontrei duas poltronas verdes
No meu sótão, todas estragadas
É a poltrona do meu avô
E a poltrona da minha avó


Sem comentários:

Enviar um comentário