terça-feira, 27 de outubro de 2009

LE TANGO FUNÈBRE

Além de François Rauber, Jacques Brel teve outro colaborador fundamental para a sua carreira. Foi o pianista Gérard Jouannest. Com Brel compôs umas quarenta canções. Jouannest soube sempre agarrar o texto que Brel escrevia e dar-lhe a melodia certa. O texto publicado hoje, Le tango Funèbre, tem música de Gérard Jouannest, um pianista de formação clássica, que abandonou os concertos onde tocava Beethoven, Liszt e Ravel, para se dedicar inteiramente à canção ligeira de um só cantor: Jacques Brel.

O TANGO FÚNEBRE (1964)

Ahh... Já estou a vê-los a cobrirem-me de beijos e a disputarem as minhas mãos, e a perguntarem muito baixinho “Será que já morreu?”...”Será que já não morre?... “Será que ainda está quente? “... “Será que já está frio ?”. E depois abrem-me os armários e acariciam as faianças. Revistam as gavetas, e ávidos, procuram as minhas cartas de amor, atadinhas aos pares, que irão depois ler à lareira, rindo às gargalhadas...

Ahh... Já estou a vê-los, formais e friorentos, armados em artistas seguindo o meu sobretudo de madeira... Eles espevitam o coração para serem os mais tristes... Eles espetam os cotovelos para serem os primeiros... Trouxeram umas velhotas que não me conheciam, trouxeram uns garotos que nunca me conheceram... Eles pensam no preço das flores e acham indecente não se morrer só na Primavera, quando toda a gente gosta de lilases*...


Ahh... Já estou a vê-los, os meus queridos falsos amigos, sorridentes sob o peso do dever cumprido... Ah, já estou a ver-te, tão triste e tão aliviada, escondendo debaixo dum véu essas lágrimas de crocodilo... Tu nem sequer percebeste que ao sair do meu cemitério, vais entrar no teu inferno, quando já levas pelo braço, o braço do teu novo amparo, do teu novo aconchego, que te fará chorar muito mais do que eu...

Ahh... Já me estou ver, arrumado para sempre, muito triste, muito frio, no meu jardim das tabuletas... Ah, já me estou a ver a chegar ao fim da tal viagem que não tem regresso... Estou a ver tudo isto, e ainda há quem tenha a lata de me mandar beber só água, de não me atirar às raparigas, de fazer o meu pé-de-meia, de comer só filetes de cavala e de gritar viva o rei !!!**


(*Na Primavera os lilases são mais baratos; **A Bélgica é uma monarquia)

Sem comentários:

Enviar um comentário