O Acordeão é usado por Brel quando quer sugerir o divertimento e o convívio festivo. Pode ser o baile, a quermesse ou o banquete. Brel gosta do som deste instrumento e serve-se dele com inteligência. Na canção que publico hoje, Vesoul, o acordeão é magnificamente tocado por Marcel Azzola. E para contrariar o refrão, onde o cantor afirma que tem horror ao acordeão, durante a interpretação ele incita o acordeonista a tocar mais depressa, dizendo "Chauffe, Marcel, chauffe!!!".
O tema da canção é uma vez mais a guerra dos sexos.
Vesoul (1968)
Tu quiseste ver Vierzon, e fomos ver Vierzon... Tu quiseste ver Vesoul e fomos ver Vesoul... Tu quiseste ver Honfleur e fomos ver Honfleur...Tu quiseste ver Hamburgo e fomos ver Hamburgo... Eu quis ver Anvers e voltámos a ver Hamburgo, eu quis ver a tua irmã e fomos ver a tua mãe... Como sempre!
Deixaste de gostar de Vierzon e deixámos Vierzon... Deixaste de gostar de Vesoul e deixámos Vesoul... Deixaste de gostar de Honfleur e deixámos Honfleur... Deixaste de gostar de Hamburgo e deixámos Hamburgo... Quiseste ver Anvers e não vimos mais que os arredores... Deixaste de gostar da tua mãe e deixámos a tua irmã... Como sempre!
Mas digo-te já, não vou mais longe...E previno-te que não vou a Paris, aliás, tenho horror ao SOL e DÓ da valsa pirosa e do acordeão...
Tu quiseste ver Paris e fomos ver Paris...Tu quiseste ver o Dutronc e fomos ver o Dutronc... Eu quis ver a tua irmã e vi o Monte Valérien... Tu quiseste ver a Hortense, ela estava em Cantal... Eu queria ver Byzance e fomos ver Pigalle na Gare Saint-Lazare, e vi as flores do mal... Por acaso!
Deixaste de gostar de Paris, e deixámos Paris... Deixaste de gostar de Dutronc, e deixámos Dutronc... Agora confundo a tua irmã com o Monte Valérien... E daquilo que sei de Hortense não irei mais a Cantal, e tanto pior para Byzance porque já vi Pigalle e a Gare Saint-Lazare... É caro e faz mal... Por acaso!
Mas, volto dizer-te, não vou mais longe…E previno-te que a viagem acabou, aliás, tenho horror ao SOL e DÓ da valsa pirosa e do acordeão...
Este video foi feito no estúdo durante a gravação de VESOUL. Há outro video disponível AQUI onde Jacques Brel começa por brincar com a canção, seguindo-se depois um excerto de uma entrevista.
terça-feira, 27 de abril de 2010
VESOUL
Etiquetas:
Byzance,
Dutronc,
Gare Saint-Lazare,
Hamburgo,
Honfleur,
Jacques Brel,
Vesoul,
Vierzon
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário