quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

L'IVROGNE

Em 1960 Jacques Brel encontra Charley Marouani que se torna o seu empresário. É o grande salto para a fama e para o sucesso internacional. Marouani organiza espectáculos de Brel por todo o mundo, e em 1961 consegue que Brel substitua Marlene Dietrich num concerto no Olympia de Paris. Marlene desistira à última hora do seu espectáculo por causas imprevistas e Brel não desiludiu o exigente público daquela importante sala de espectáculos. A canção L’ivrogne, é deste espectáculo de 1961.

O BÊBADO (1961)
Amigo, enche-me o copo... Só mais um, e eu vou-me embora. Não, não vou chorar... Estou alegre e até já canto, mas, dói-me ser assim... Amigo enche-me o copo, enche-me o copo...

Bebamos à tua saúde, tu que sabes tão bem dizer que tudo se vai arranjar, que ela vai voltar... Tanto pior se estás a mentir, taberneiro antipático... Daqui a bocado estarei bêbado e estarei sem tristeza...
Bebamos à saúde dos amigos e das paródias que eu vou reencontrar e que me vão agradar... Tanto pior se esses tipos me deixarem por aí caído... Eu estarei bêbado daqui a bocado e estarei sem cólera...

Bebamos à minha saúde... Bebam comigo, venham dançar, partilhem a minha alegria... Tanto pior se os dançarinos me deixarem por aí ao relento... Daqui a um bocado estarei bêbado e estarei sem rancor... Bebamos às miúdas que me resta amar, bebamos já às miúdas que eu vou fazer chorar. Tanto pior para as flores que me vão rejeitar... Eu estarei bêbado daqui a um bocado e estarei sem paixão...

Bebamos à puta que me destroçou o coração... Bebamos a pleno desgosto, bebamos a plenos prantos, e tanto pior para os prantos que me inundam esta noite... Eu estarei bêbado daqui a bocado e estarei sem memória. Bebamos, noite após noite, até que eu fique medonho para a insignificante Sylvie, para o insignificante remorso... Bebamos, que está na hora. Bebamos só por beber... Daqui a um bocado estarei bem... Estarei sem esperança...

Amigo, enche-me o copo... Só mais um e eu vou-me embora. Não, não vou chorar, estou alegre e até canto... Tudo se há-de arranjar, amigo enche-me o copo, enche-me o copo...




AMIGOS BEBAM UM COPO À MINHA SAÚDE QUE EU VOU BEBER À VOSSA !!!
BOM ANO DE 2010 !

Sem comentários:

Enviar um comentário