sábado, 6 de fevereiro de 2010

LA STATUE

Numa estátua pode gravar-se “ele morreu como um herói, morreu com já não se morre mais” ou “ ele viveu toda a sua vida entre a honra e a virtude”. Ora, como se sabe, por detrás destas belas palavras escondem-se realidades medíocres. A Estátua é o símbolo da morte, da frieza, da hipocrisia, uma vez que ela transforma uma realidade versátil e complexa, numa imagem única e edificante. Esta canção La Statue denuncia a inutilidade da moral oficial vigente…

A estátua (1962)
Ah, se eu apanhasse o miúdo da Maria, que foi gravar aqui debaixo da minha estátua “ ele viveu toda a sua vida entre a honra e a virtude”... Eu... Que enganei os meus amigos, de falsa jura em falsa jura, eu que enganei os meus amigos do Primeiro do ano ao Primeiro do ano, eu que enganei as minhas amantes, de sentimento em sentimento, eu que enganei as minhas amantes da Primavera até à Primavera...
AH, esse miúdo da Maria, como eu gostava que ele estivesse aqui... E também gostaria que os miúdos não me imitassem...

AH, se eu apanhasse esse menino da catequese, que foi gravar debaixo da minha estátua “ Os deuses chamam aqueles que amam, e era a ele quem mais amavam”... Eu, que nunca rezei a Deus, a não ser quando tinha dores de dentes... Eu que nunca rezei a Deus a não ser quando tinha medo do diabo... Eu que nunca rezei ao diabo a não ser quando estava apaixonado. Eu que nunca rezei ao diabo a não ser quando tinha medo do bom Deus...
AH, esse menino do catequese... Como eu gostava que ele estivesse aqui... E também gostaria que os miúdos não me imitassem...

AH, se eu apanhasse o malandreco que gravou debaixo da minha estátua “Ele morreu como um herói... Morreu como já não se morre mais”. Eu, que fui para a guerra porque não tinha nada que fazer. Eu que fui para a guerra para ver “se” as mulheres dos alemães.... Eu que morri na guerra “porque” as mulheres dos alemães. Eu que morri na guerra por não ter podido safar-me dela...
Ah, aquele malandreco, como eu gostava que ele estivesse aqui... E também gostaria que os miúdos não me imitassem...


No YOUTUBE está a interpretação desta canção no seguinte link.

Sem comentários:

Enviar um comentário