sábado, 1 de maio de 2010

NÃO ME DEIXES NÃO




No dia 18 de Dezembro falei aqui neste blog de IVON CURI e a canção OS BOMBONS que ele interpreta de uma maneira quase tão irónica como o original de Brel.
O RAFAEL MOREIRA - breliano de Minas Gerais – teve a amabilidade de me enviar mais uma versão de IVON CURI feita em 1961. Trata-se da canção NE ME QUITTE PAS traduzida para português com o nome NÃO ME DEIXES NÃO.
A tradução está excelente e consegue manter um paralelo quase perfeito ao texto original.
Isto faz-me lembrar uma tradução desta canção que foi feita há dois ou três anos pelo famoso fadista Camané. Ele decidiu cantar Brel num dos seus espectáculos e então cantou com grande emoção fadista “ deixa-me ser o OMBRO do teu ombro, o OMBRO da tua mão, o OMBRO do teu cão”.

NÃO ME DEIXES NÃO

Não me deixes não
Deve-se esquecer
O que se esqueceu
O que já passou
Tudo o que ficou
Sem se compreender
E assim perdeu
No que se buscou
Todos esses dias
A matar de vez
De tantos porquês
Nossas alegrias
Não me deixes não
Não me deixes não
Não me deixes não
Eu te ofertarei
Pérolas de luz
Vindas do país onde luz não há
Abrirei o chão mesmo até morrer
Para te enfeitar de ouro e de prazer
E conquistarei um país sem rei
Onde a lei serás, onde reinarás
Não me deixes não
Não me deixes não
Não me deixes não

Não me deixes não
Eu te inventarei
Frases que nem sei mais
Que entenderás
Eu te contarei amantes
Que eu sei que puderam ver
Tudo renascer
Eu te falarei sobre aquele rei
Que morreu porque não te conheceu
Não me deixes não
Não me deixes não
Não me deixes não

Viu-se muita vez
Se reacender
O velho vulcão
Que já morto está
Há terras que dão rosas em botão
Vendo a flor morrer a cada Verão
Quando a tarde vem
O clarão do céu face do negror e da luz também
Não me deixes não
Não me deixes não
Não me deixes não


Não me deixes não
Não quero chorar
Nem quero falar
Eu me esconderei
A te contemplar
Sorrir dançar
E a te escutar a rir e cantar
Quero renascer
Sombra de tua sombra
Sombra de tua mão
Sombra de teu cão
Não me deixes não
Não me deixes não
Não me deixes não

Sem comentários:

Enviar um comentário