segunda-feira, 30 de novembro de 2009

NÃO ME VAIS DEIXAR

Na continuação do post de ontem, ao falar do site dedicado à canção NE ME QUITTE PAS, fiz uma referência à versão portuguesa cantada por Simone de Oliveira. Esta cantora gravou pela primeira vez NÃO ME VAIS DEIXAR (título da responsabilidade do poeta David Mourão-Ferreira, que traduziu a canção) em 1974 para o disco “Nunca mais a solidão”. Mais tarde voltou a incluir a imagem de marca de Brel num disco gravado ao vivo no hotel Altis e recentemente a canção voltou a ser incluída no disco PERFIL , comemorativo dos 50 anos de carreira da intérprete de Desfolhada.
E é precisamente a versão de Mourão-Ferreira que publico hoje. Dou também a conhecer um link onde se pode ouvir a primeira versão, em vinil de NÃO ME VAIS DEIXAR.

Não me vais deixar, importa esquecer, trata de esquecer o que há-de passar
esquecer o tempo dos mal-entendidos e o tempo perdido em busca do vento
esquecer de vez o que sem parar nos tenta matar com tantos porquês
Não me vais deixar, não me vais deixar...
Por mim te darei pérolas de chuva dum país sem chuva que nem água tem
deixarei tesouros depois de morrer para tudo te encher de luzes e de ouro
um reino farei onde a murmurar de sempre te amar só tu serás rei
Não me vais deixar , não me vais deixar...
Não me vais deixar, inventar-te-ei palavras que nem se podem escutar
e falar-te-ei de quem por amor destrói o terror de todas as leis
e a história de um rei morto de pesar por não me encontrar também contarei
Não me vais deixar, não me vais deixar...
Já mesmo se viu do fundo de um mar que nunca existiu o fogo brotar
acontece enfim, um campo queimado dá trigo mais grado que o melhor Abril
e ao cair da tarde vão-se misturar sob o céu que arde tantas cores aos pares
Não me vais deixar, mão me vais deixar...
Não me vais deixar, nada te direi nem chorar já sei, vou ali ficar, dali te verei
dançar e sorrir e escutar-te-ei a cantar e a rir até me sentir
sombra de uma sombra que há na tua mão, sombra do teu cão
Não me vais deixar, não me vais deixar...

David Mourão-Ferreira (1927 - 1996)

Sem comentários:

Enviar um comentário