sexta-feira, 5 de março de 2010

SUZANNE GABRIELLO



Suzanne Gabriello, filha do actor Gabriello, nasceu em 1932 e faleceu em 1992, em Paris.
Foi cantora e apresentadora de televisão. Como cantora interpretava canções cómicas, canções que parodiavam sucessos da música francesa (ver capa de disco acima). No fim dos anos 60 fez parte de um trio chamado “Les filles à papa”. Na televisão animava emissões para jovens e apresentou concursos de sucesso na televisão francesa.
Porém, Suzanne Gabriello ficou famosa porque foi uma das companheiras de Jacques Brel. Ele conheceu-a durante uma digressão e envolveu-se tão desesperadamente, tão apaixonadamente, que escreveu para ela NE ME QUITTE PAS (Não me deixes). Mas, ironia do destino, foi ele que a deixou uns meses depois de ter gravado a canção.

And now something completely different... Mais uma versão de NE ME QUITTE PAS. Hoje num ritmo todo latino-americano...

6 comentários:

  1. Muito interessante, mas o Brel... ah o Brel!...

    ninguém o suplanta.

    Grande abraço
    Jorge Vicente

    ResponderEliminar
  2. Jorge
    É impressionante a quantidade de versões que existem de canções de Brel. Também neste caso quantidade não signigica qualidade, mas divulgá-las sempre dá para avaliar e discutir as intenções, a verdade (e até os estilos) de quem descobre a obra de Brel. Especialmente cantores jovens que nasceram depois da sua morte e mesmo assim se apaixonam por canções feitas há 30, 40 ,50 anos...

    ResponderEliminar
  3. A vida transcende a nossa realidade, uma história de amor incrível, todos foram embora muito cedo.Poderia virar um filme....

    ResponderEliminar
  4. Alguém sabe o nome do bar na costa belga pertencente ao grande amigo de Brel, Franz Jacobs, a quem ele dedicou o filme Franz realizado em 1971?

    ResponderEliminar
  5. Essa é a mais linda canção francesa que já ouvi.
    Conheço várias gravações/versões, mas nenhuma compara-se a de Jacques Brel.

    Thunynho Barbosa

    ResponderEliminar