sábado, 26 de novembro de 2011

Quand on n'a que l'amour



Podemos definir a vida de Brel através de uma das suas falas no filme “FAR-WEST”(escrito e realizado por ele mesmo): “O homem é um nómada, é feito para IR VER o que há do outro lado da colina”.
Ele começou por trabalhar na fábrica de cartão do pai (entre 1947 e 1953) mas a rotina e as 4 paredes do escritório que o aprisionavam não eram para ele. Libertou-se desta prisão pequeno burguesa e de viola na mão foi para Paris tentar a sua sorte. Passou fome e dormiu em pensões duvidosas. Foi um tempo das vacas magras. Todas as noites corria vários bares de Paris, onde cantava duas ou três canções a troco de “qualquer coisinha para comprar uma sandes de fiambre e beber uma cerveja”.
Em 1957 finalmente dá o primeiro passo para entrar no mundo da canção e a partir daí mais ninguém o agarra.
E entrou com a canção ”Quand on n'a que l'amour” que teve logo um prémio da Academia Charles-Cros e se tornou um êxito imediato por toda a França e países vizinhos. Foi até considerada por alguma imprensa como “o Hino de uma geração”. Não esquecer que no ano anterior a URSS tinha invadido a Hungria, fazendo milhares de vítimas…
A sua carreira foi fulgurante e sempre ascendente até 1967, quando decidiu abandonar os palcos porque cantar já se estava a tornar uma rotina. Todas a noites do ano inteiro, sobe ao palco, abre o pano, canta, fecha o pano e parte para outra cidade para repetir os mesmos gestos. Ano após ano. Desistiu de vez!
Depois dedicou-se ao cinema. Dez longas-metragens, de 67 a 73. De novo a rotina, a repetição, o cansaço, e desiste.
Compra um barco e parte para IR VER… mais longe. Desta vez para IR VER para lá dos oceanos.

Portanto, podemos considerar a canção ”Quand on n'a que l'amour” realmente o ponto de partida de Brel para o sucesso. Eis aqui uma versão da canção, em clima apoteótico, por Celine Dion.

Sem comentários:

Enviar um comentário