sábado, 16 de julho de 2011

FRANCE BREL


O jornal THE BULLETIN publica este fim-de-semana uma entrevista com FRANCE BREL. Eis um excerto dessa entrevista.
(Quem quiser ler a totalidade do texto vai encontrá-lo AQUI .)

“Após a grande exposição em 2003, no 25 º aniversário da morte de Jacques, eu decidi fazer algo novo em 2008, com Bruxelas como pano de fundo. Foi uma exposição itinerante, "Brel – J’aime l’accent bruxellois", em que Jacques fala sobre a cidade, as áreas que ele conhece, as lembranças pessoais, intercalados com músicas. Desta maneira, oferecemos este passeio a pé acompanhado por um guia áudio em francês e holandês, e agora, pela primeira vez, em Inglês.

O passeio tem cerca de duas horas e meia. Para mim, era essencial ter Jacques falando directamente e, portanto, eu não dou muitas explicações, de modo que o poder da sua voz continue em primeiro plano. Mas há diálogos, eu com a minha mãe, eu e outros membros da família. É um pouco como se estivesse andando e de repente ouvíssemos uma conversa. Eu realmente gostei muito de criar algo que não tinha sido feito antes.

O público é perfeitamente autónomo e marca o ritmo do seu passeio. Não há guia, para que ele possa fazer uma pausa quando lhe apetecer, parar para fazer compras, jantar, especialmente se estiver ocupado durante o dia. É também uma actividade familiar excelente. Eu gosto dessa sensação de liberdade e individualidade. É possível devolver o guia até às 4 horas da manhã, tal como um DVD.

Eu envolvi-me no negócio do meu pai há 30 anos. No início da sua carreira, ele pediu à minha mãe para criar uma editora para todas as suas canções. Após a sua morte em 1978, a empresa continuou e, alguns anos depois eu senti que o público tinha sido abandonado, pois as pessoas queriam informações e fotografias. Em vez de responder-lhes nos meus tempos livres, decidi fazê-lo de forma mais profissional, e em 1981 comecei a Fundação Jacques Brel. Mais tarde, por causa de uma mudança na lei, a Fundação teve que mudar o nome e por isso ficou Edições Jacques Brel, que agrupa os direitos autorais das canções e cuida do património Brel. Recebemos em média cerca de 800 pedidos por ano para traduções e autorizações para publicações de extractos, etc.

É extraordinário como as canções de Jacques permanecem populares. Nos últimos anos da sua vida, ele certamente nunca percebeu ou imaginou o valor do seu legado. Eu acho que isso se deve à sua personalidade e à intemporalidade das suas canções, porque elas falam sobre as coisas essenciais da vida. Ele tinha um carácter universal, tanto no modo como viveu a sua vida como nos textos que escrevia. A canção Ne me quitte pas expressa um sentimento universal tanto para um adolescente de 15 anos como para um idoso de 80 anos. Ele tinha um ritmo e uma técnica de respiração que era única. E havia também a energia por trás de cada canção e Jacques sabia perfeitamente ela era indispensável.”
(entrevista de Sarah Crew)

Sem comentários:

Enviar um comentário