terça-feira, 10 de abril de 2012

ANTOLOGIA POÉTICA


Continuando a divulgação de livros sobre vida de JACQUES BREL, o homem e o artista, era imperdoável não falar aqui do ÚNICO livro escrito em português sobre o cantor.
Digo o único porque até hoje nunca encontrei nada em português além deste “ANTOLOGIA POÉTICA” de EDUARDO MAIA, Edições ASSÍRIO E ALVIM  (Setembro de 1985). 
Se por acaso alguém souber de mais alguma publicação em português pode contactar este blog.

“ANTOLOGIA POÉTICA”, no fundo trata-se de uma compilação de textos traduzidos do francês que incluem capítulos como “notas biográficas”, artigos de jornais (VSD, L’Aurore, Le Monde, France Inter), a entrevista que Brel deu a JEAN CLOUZET em 1964, e que consta no livro AQUI falado no dia 1 de Abril. A secção de Discografia está reduzida a meia página onde apenas se contabilizam o número de discos gravados para a Philips e para a Barclay.

Para terminar o livro…  a “Antologia Poética”: A tradução para português de 22 canções, que foram sucessos de Brel em todo o mundo. O autor das traduções teve o cuidado de conservar a versão original na página anterior, dando assim ao leitor a hipótese de comparar a fidelidade da tradução. 
Tradução que, diga-se, é muito fiel ao original, não caindo, por exemplo, na tentação de tentar procurar rimas forçadas o que trai sempre o espírito do texto e a emoção do contexto.

Sem comentários:

Enviar um comentário