quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ELIO DI RUPO


O rei da Bélgica, Albert II, nomeou na noite de segunda-feira passada para primeiro-ministro o socialista francófono Elio Di Rupo, pondo fim a mais longa crise política já vivida pelo país - 450 dias sem governo - anunciou o Palácio Real.
Di Rupo, 60 anos, primeiro francófono a dirigir um governo belga em mais de 30 anos, terá a dura missão de enfrentar o mau tempo nos mercados e a pressão dos separatistas flamengos. Foram necessários mais de 18 meses, após as eleições legislativas de 13 de Junho de 2010, para formar um novo governo. As negociações para formar este governo tropeçaram durante muito tempo nas divergências entre os partidos flamengos, maioritários na Bélgica, e os francófonos, a tal ponto de ameaçar a unidade do país.
No discurso que fez hoje na Câmara de Representantes ELIO DI RUPO referiu-se desta maneira à personalidade de JACQUES BREL:


“Nós não somos grandes no mapa da Europa. No entanto, somos grandes de coração e espírito. Aqueles que foram eleitos como os maiores dos Belgas pelos nossos concidadãos , Jacques Brel e o Padre Damien são os símbolos da generosidade e da tolerância. Grandes pelo coração e pelo espírito.”

Sem comentários:

Enviar um comentário