sábado, 4 de setembro de 2010

UM ANO !



O CANTO DO BREL faz hoje um ano.

Quando comecei tinha dúvidas sobre a duração do blog dado que, pouco mais que os textos traduzidos, tinha muito pouco material sobre Jacques Brel. Mas, para minha surpresa, já passou um ano e ainda vou a meio dos textos em português a publicar.
E isto porquê? Porque praticamente todos os dias me chegam, via net, notícias de eventos sobre o cantor. Discos que saem com versões de canções de Brel, livros sobre o cantor, programas de rádio, etc, etc.

Fiz um pequeno balanço ao blog e recolhi estes dados mais significantes:
Durante UM ANO publiquei 102 textos de Brel traduzidos para português – ideia fundamental deste blog – e, além dos mais diversos eventos, anunciei 5 exposições sobre a obra de Brel, 7 livros que foram publicados sobre o cantor, 4 programas de rádio (um deles em quatro capítulos), 5 discos com canções de Brel cantadas por diversos cantores e quatro canções dedicadas a Brel , uma feita por um cantor americano, outra por um espanhol, outra por um francês e uma por um português. Foram feitas 14 referências à canção Ne me quitte pas pelos mais variados motivos. Mas o facto mais importante é este número. Informei no meu blog que foram realizados 37 (trinta e sete) espectáculos dedicados a BREL. Espectáculos produzidos na Bélgica, em França, na Inglaterra, na Alemanha, na Austrália, na África do Sul e em Portugal.
É absolutamente extraordinário que um Homem que viveu e morreu no século passado esteja tão presente em 2010. A obra de Jacques Brel continua viva e inspira muita gente que através do seu talento vai perpetuar o nome Grand Jacques por muitos e muitos anos.

Neste dia do primeiro aniversário de O CANTO DO BREL quero agradecer a todos os admiradores de Brel que, pessoalmente ou com as suas mensagens ou comentários, me têm apoiado e incentivado a continuar. Obrigado a todos.
Sérgio Luís

3 comentários:

  1. caro Sergio, lasciami fare i miei complimenti e auguri di buon compleanno al tuo blog.
    Spero che tu possa mantenere a lungo la passione che hai espresso finora, il tuo lavoro mi dà piacere e stimoli per il mio lavoro su Brel.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo aniversário!

    Não sei até que ponto tens noção de quão raro é um blog sobreviver um ano com tantas actualizações, e, mais que isso, conseguir ter seguidores e leitores regulares!

    Posso ter dado o primeiro empurrão, mas o trabalho foi todo teu!

    Parabéns, e venha mais um ano!

    ResponderEliminar
  3. Amigo Sérgio, não poderia deixar de cumprimentá-lo pelo belo trabalho e contribuição a música, especialmente a de Brel, que mesmo depois de tantos anos de sua morte, continua mais do que vivo na memória e corações das pessoas, atraindo pessoas de todos os cantos do planeta... Tenho prazer de ser teu amigo e de saber que o seu blog está comemorando 1 ano de ricas informações, espetáculo teatrais e músicas em homenagem ou covers do Grand Jacques. Estou certo de que seu blog durará mais anos e anos sempre nos brindando com tudo relacionado a este artista único e de alma tão irrequieta.

    ResponderEliminar