segunda-feira, 14 de setembro de 2009

RENÉ HÉNOUMONT

Das Edições Jacques Brel recebi esta notícia:

O JORNALISTA BELGA RENÉ HÉNOUMONT , AMIGO DE BREL E DE SIMENON, MORRE AOS 87 ANOS.

O jornalista trabalhou para a televisão belga francófona (RTBF) onde realizou duas entrevistas com Jacques Brel nos seus primeiros anos de cantor.
Numa delas questionou Brel porque não gostava das flamengas e na outra ele foi testemunha privilegiada da criação ao vivo da canção “Quand mamam reviendra”.

René Hénoumont , além de jornalista era também romancista e ganhou vários prémios literários. No seu livro “Café Liégeois” (1984) ele consagra três páginas a Jacques Brel. Nelas pode ler-se “Jacques Brel e eu éramos como que amigos de infância. Eu estive com ele nas suas estreias em Bruxelas e em Paris quando a nossa juventude vivia as noites e as palavras até de madrugada”. Ou ainda “Viu-o pela última vez num quiosque da “Gare du Nord” onde o dia pardacento tardava a acordar. Deixei-o ainda antes de acabarmos de beber umas mixórdias parecidas com café. No cinzeiro, o seu maço de cigarros estava amachucado, retorcido, vazio… Deveria ter estado mais tempo com ele. Nunca se sabe quando começa a viagem para o fim da noite”.

Em Outubro de 1988, René participou num debate televisivo, em Bruxelas, sobre o tema “Jacques Brel, escritor falhado?”

Sem comentários:

Enviar um comentário