sábado, 4 de fevereiro de 2012

ASKOY



Ao longo dos dois anos e meio deste blog já falei aqui várias vezes das peripécias à volta da recuperação do ASKOY, o barco que levou JACQUES BREL até às ilhas Marquesas (oceano Pacífico) com passagem pelos Açores.
Os irmãos Staf e Piet Wittevrongel, velejadores belgas, conseguiram adquirir os direitos de propriedade do Askoy que estava encalhado numa praia da Nova Zelândia. O barco foi transportado em 2008 para o porto de Ostende, na Bélgica, de onde tinha partido em 1974. O custo desta operação foi de 64.000€.
Neste momento o casco já está totalmente reparado e os interiores já começaram a ser restaurados. Os novos proprietários tencionam participar na Route de l'Amitié, em 2015, com este iate lendário.

Mais informação sobre este assunto pode ser vista AQUI.

A CATEDRAL

Peguem numa catedral e ponham-lhe alguns mastros, um gurupés, uns amplos porões, cabos, tirantes. Peguem numa catedral esguia e alta e de bojo largo, uma catedral a erigir com estais e velas mestras. Uma catedral de Picardia ou da Flandres, uma catedral à venda por padres sem estrela. Essa catedral de pedra, que será “desnossosenhorizada”, arrastem-na para aqui, onde o mar vem florir. Icem os panos com alegria e zarpem para Inglaterra…
A Inglaterra é bonita de se ver do alto de uma catedral, mesmo que o chá faça chover alguns aborrecimentos sobre as escalas… As Cornualhas estão ali à mão quando elas dão à luz do dia, e nós vogamos entre a ternura e o amor. Peguem numa catedral e ponham-lhe alguns mastros, um gurupés e uns amplos porões, mas não acordem. Desenrolem todos os panos, e “ala bote” marujos.
Cacem os cachalotes que vos guiarão aos Açores, e depois à Madeira com as suas raparigas canarinas e o oceano, que alegre, vos empurrará até às Antilhas… Peguem uma catedral, icem o pavilhão pequeno e façam cantar as velas, mas não acordem…
Porra, as Antilhas são lindas. Elas estalam-te na boca. A gente deitava-se bem sobre elas… Mas vamos para diante porque todos os sinos tocam a rebate… A vossa catedral vai a todo o pano e trespassará o canal do Panamá… Peguem numa catedral de Picardia ou de Artois, partam para ir colher as estrelas, mas não acordem…
E eis o Pacífico. Longas vagas que rolam ao vento e murmuram a sua música até às ilhas mesmo ali à frente, e que vos perdoarão, lá, melhor que noutro sítio qualquer, se vocês quiserem desaparecer entre as flores. Peguem numa catedral, icem o pavilhão pequeno e façam cantar as velas, mas não acordem…Peguem numa catedral de Picardia ou de Artois e partam para ir colher as estrelas, mas não acordem…
Arrastem esta catedral de pedra através da floresta até onde o mar vem florir, mas não acordem… Mas não acordem…


Sem comentários:

Enviar um comentário