domingo, 19 de fevereiro de 2012

UMA VIDA NOS BASTIDORES



UNE VIE EN COULISSES  é um livro escrito pelo empresário de Jacques Brel - CHARLEY MAROUANI - e editado em 2011 pela Fayard. É a seguinte  a apresentação do editor:
Invisível para o público, escondido nos bastidores, ele foi responsável pelos seus artistas que no palco eram o centro das atenções. Centenas de horas vigilante. Dias, meses, anos. E assim foi ganhando a amizade de Jacques Brel, Barbara e muitos outros.
Nascido em Sousse, na Tunísia, de um pai que exercia a peculiar profissão de “provador” de azeite, Charley Marouani também vai “provar” algumas profissões (de fiel de armazém a fotógrafo) antes de se juntar ao seu tio Félix, empresário em Paris.
Jacques Canetti, incontornável produtor da música francesa do século passado, cede a Félix e Charley os nomes de três novatos de quem ele não tinha tempo de se ocupar. Entre eles, JACQUES BREL. Charley, emocionado por uma das canções do novato Brel, disse simplesmente: Eu escolho Brel.
Durante mais de vinte anos os dois homens manterão a fiel relação empresário/artista. E será Charley Marouani, que conduzirá o Grand Jacques à sua última morada, nas Ilhas Marquesas. Entretanto, Charley Marouani geriu as carreiras de um número espantoso de artistas: Salvador, Bécaud, Vartan, Hallyday, Greco, Reggiani, Dassin, Nougaro… e muitos outros. Depois de ter usado a estrela amarela durante a guerra e descarregado camiões, é ele quem vai levar Salvatore Adamo ao Carnegie Hall. Retomando um dos seus próprios versos, Jacques Brel teria dito que “ele forçou o destino”. O nativo da Tunísia diria simplesmente mektoub… (estava escrito).”

Sem comentários:

Enviar um comentário