terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

VOIR DES AMIS CHANTER BREL




No passado dia 20 falei AQUI no espectáculo de homenagem a JACQUES BREL a realizar em Montréal para o encerramento do Festival “MONTRÉL EN LUMIÈRE”. O espectáculo foi no dia 26 e de um jornal canadiano de ontem retirei alguns excertos de um artigo sobre o mesmo, assinado por Marie-Christine Blais.
“Evidentemente, há guerras as na Irlanda e os povos sem música. Mas ver um espectáculo com qualidade e beleza em homenagem a Jacques Brel, apresentado no Domingo passado na Maison symphonique, era o que estava a faltar para consolar uma alminha qualquer, mesmo perdida num Metro repleto de afogados...
Há que agradecer ao encenador e copresidente de honra do Festival, Luc De Larochellière, que teve duas ideias geniais.
Primeiro, fixar-se no essencial, seja um texto, seja uma melodia,seja uma voz. Em seguida, fazer o clássico, no sentido mais nobre do termo: duas canções por intérprete, apenas com um microfone, apoidas apenas pelo piano do excepcional e fabuloso Benoit  Sarrasin.
Nada de blablabla nem de flaflafla… Cada um dos 10 artistas deixou as tábuas do palco ou entrou durante uma entrevista dada por Brel em 1971 e que estava a ser projectada no ecran de fundo.
Mas o mais incrível e raro neste tipo de espectáculo de homenagem? Estes 10 cantores realmente conheciam muito bem o seu Brel e “cantaram-no” como só ele cantava as suas canções, sem medo de se engasgar ou de transpirar.”
E Marie-Christine Blais termina assim o seu artigo:
“Ao longo dos últimos 20 anos, vi praticamente todas as homenagens a Brel, em Montréal. Este, apresentado em Montréal num Domingo luminoso, figura no topo da minha lista.”

Sem comentários:

Enviar um comentário