quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ASSIS PACHECO


Nuno Costa Santos, 37 anos, é escritor e guionista. É autor de MELANCÓMICO - o Livro, uma coleção de aforismos, e como breliano apaixonado é autor do espectáculo É Preciso Ir Ver - uma Viagem com Jacques Brel, interpretada por Dinarte Branco.
O último trabalho do Nuno é sobre Fernando Assis Pacheco. Escreveu um livro - Trabalhos e Paixões de Fernando Assis Pacheco - (Tinta-da-China), que é a primeira biografia dedicada ao escritor, poeta e jornalista e é autor e guionista de um documentário - Saudade Burra - realizado por Margarida Moura Guedes e Paulo Galvão, e produzido pela Mínima Ideia.
Este documentário será transmitido no próximo dia 4 de fevereiro, na RTP2, por volta das 22 horas (com antestreia no dia 1, no lançamento da biografia). É uma viagem biográfica ancorada em depoimentos da família (incluindo Rosarinho e quatro dos filhos de Assis) e de amigos (António Mega Ferreira, o editor João Rodrigues, Clara Pinto Correia, Mário Zambujal, Inês Pedrosa, o jornalista Rogério Rodrigues...), que abre e termina com dois momentos particulares: a leitura dos poderosíssimos poemas Soneto aos Meus Filhos e O Poeta no Supermercado - o primeiro pela filha Rosa Ruela, o segundo por João Pacheco.

NESTE LINK pode ser visto um excerto do documentário:

Sem comentários:

Enviar um comentário