quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

TU LEUR DIRAS...



Jacques Brel conheceu MADDLY BAMY na rodagem do filme L’Aventure c’est l’aventure, em 1971. Em 1974 Maddly abandona a sua carreira de actriz e bailarina e acompanha Brel na sua viagem marítima a bordo do Askoy. Devido à sua doença o cantor decide interromper a volta ao mundo e vai para Hiva Oa, ilha do arquipélago das Marquesas, em pleno Oceano Pacífico, onde viverá os seus últimos 4 anos de vida.
Em 1999 Maddly publicou um livro de memórias intitulado TU LEUR DIRAS, edições Fixot. Neste livro, na página 77, Brel fala assim da sua passagem pela Horta, em Setembo de 1974:

“... Se eu estou aqui (Ilhas Marquesas) é para ter paz. Aqui eu tenho paz. Sou feliz. Se não pudesse viver aqui gostaria de viver nos Açores...”
“... os Açores são portugueses, as ilhas formam um arquipélago em pleno Atlântico. Nós estivemos na Horta, capital da ilha do Faial. São ilhas vulcânicas, a vida é rude, difícil, mas as pessoas são gentis. Infelizmente falam português e eu só gosto do francês. Mas são ilhas de uma grande beleza. Pode-se viver as quatro estações do ano num só dia. De manhã é o orvalho da Primavera, temos vontade de passear pela frescura do tempo. Ao meio-dia é pleno Verão e come-se nos terraços. Chega o Outono com o meio da tarde, as mulheres põem os seus xailes. E a noite é o Inverno debaixo de dois cobertores. Não se admirem de ver neve cair sobre o vulcão.
Mas os Açores estão demasiado perto da França...”

1 comentário:

  1. Sérgio obrigada pela dica do site sobre Brel...já estou seguindo...e vai ser ótimo treinar o meu iniciante francês...
    Beijo
    Leca

    ResponderEliminar