quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

TOBY SPENCE



No Jornal escocês THE LIST vem a seguinte notícia sobre Jacques Brel:

Lá nos anos 60, quando o SCOTTISH ENSEMBLE nasceu, foi baptizado de Scottish Baroque Ensemble. Embora fosse um grupo sempre admirado por ultrapassar os limites, um programa com música do cantor e compositor belga Jacques Brel, 40 anos abaixo da linha de água, dificilmente se poderia prever que fosse um êxito de um grupo centrado na música instrumental do período barroco.
Toby Spence, o tenor favorito do Scottish Ensemble, interpreta as ásperas e torturadas canções de Brel. “A minha admiração por Jacques Brel já é de longa data”, diz ele, ”embora a primeira vez que me deparei com ele foi através da música Voir un ami pleurer (Ver um amigo chorar), que, como se viu, não era a sua melhor canção. É um tipo doentio e insípido de canção”. No entanto, foi o suficiente para levar Spence a investigar este carácter heterodoxo que, muito depois de sua morte, continua a ser o cantor mais popular da língua francesa e ainda vende mais de 200.000 álbuns por ano.
Quando uma noite, no bar, depois da actuação no Wigmore Hall, Spence disse ao director artístico do Ensemble, Jonathan Morton, que estava interessado na música de Brel, Morton aproveitou a oportunidade para incluir a ideia na temporada do 40 º aniversário grupo. Morton cresceu na Bélgica ouvindo Jacques Brel e sentiu que ele também poderia contribuir para um concerto especial de comemoração.
É com a franqueza de Brel que Spence tem mais afinidade. “É a maneira como ele escreve e interpreta e canaliza os seus temas, muitas vezes assuntos tabu, na sua música, que eu admiro. A sua poesia é tão rica, “ diz ele ”que eu tive que adoptar o seu estilo, e consegui-lo ou não, torna-se mais emocionante, mais como um desafio. Eu não acho que o público vai sair decepcionado.”


O espectáculo terá lugar no Queen’s Hall, Edinburgh, Sexta 12 Fevereiro, e The Old Fruitmarket, Glasgow, Sábado 13 Fevereiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário