quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

LE PENDU

Brel é o actor das suas canções. No palco ele faz viver os personagens dos seus textos. Os heróis e anti-heróis que ele inventa dão o corpo e a alma ao público. Na canção de hoje, LE PENDU, o personagem em cena é um amante que vai ser enforcado por ter morto o marido da sua amada... Ele balança, balança, pendurado na forca, e fala com ela, que enquanto assiste ao enforcamento já se está a dar aos soldados que fazem cumprir a sentença. Quem viu Jacques Brel ao vivo, no palco, jamais esqueceu as suas interpretações…


O ENFORCADO

Estou farto de me balançar aqui na minha forca, estou farto do vento do verão que me balança,
estou farto de ver a mulher do mercador que finge que tem pena de mim, sorrindo aos soldados,
ela que dizia gosto tanto do meu mercador que eu sou a sua rainha que ele é o meu rei.
Estou farto de ver os corvos que me vigiam , estou farto de ver os meus carrascos que dormitam,
estou farto de ver a mulher do mercador que finge que chora, sorrindo aos soldados,
ela que dizia gosto tanto do meu mercador que eu sou a sua rainha que ele é o meu rei.
Estou farto de mostrar a língua à minha pobre mãe , estou farto de mostrar a língua aos anjos negros do lucifer, estou farto de ver a mulher do mercador que finge que reza, sorrindo aos soldados,
ela que dizia enquanto houver o mercador eu não poderei fazer nada por nós, não poderei fazer nada por ti.
Estou farto de esticar o pescoço para as nuvens, estou farto de esticar o pescoço para o teu rosto
Estou farto de ver a mulher a mulher do mercador que já não finge nada e que se dá aos soldados
Ela que dizia quando matares o mercador oferecer-te-ei o sétimo céu, e pronto já cá estou...
Estou farto de me balançar aqui na minha forca, ela pode rebentar, a mulher do mercador... eu estou-me marimbando, estou-me marimbando, estou-me marimbando!


Sem comentários:

Enviar um comentário