domingo, 16 de maio de 2010

LUMIÈRE



Maurice Béjart, nome artístico de Maurice-Jean Berger, (1927-2007) foi um dançarino e coreógrafo francês que entre dezenas de espectáculos produziu um, em 2001, com canções de Jacques BREL e Barbara, intitulado LUMIÈRE.
Há um episódio que liga Béjart a Portugal pelas piores razões.
A convite da Fundação Gulbenkian ele actuou no Coliseu dos Recreios em 6 de Junho de 1968, apresentando o seu espectáculo Romeu e Julieta.
A seguir ao espectáculo subiu ao palco para anunciar a morte do pré-candidato às presidenciais norte-americanas Robert Kennedy, assassinado em Los Angeles. Aproveitando o anúncio emotivo deste acontecimento fez um discurso inflamado contra a ditadura salazarenta e, a seu pedido, o que se seguiu foi um ensurdecedor minuto de silêncio. Nessa noite a PIDE foi buscar Béjart ao Hotel Borges, ao Chiado, e foi abandoná-lo às 3 da manhã num posto fronteiriço espanhol.
Maurice Béjart voltaria a Portugal em 1974, logo a seguir à revolução do 25 de Abril e voltou a apresentar o mesmo espectáculo "Romeu e Julieta" no Coliseu dos Recreios.
Em 1998, o então Presidente da República Jorge Sampaio condecorou-o com o grau de grande oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Do espectáculo, Lumiére, foi editado um filme em 2007 e do qual mostro dois excertos que estão no youtube.



Sem comentários:

Enviar um comentário