sexta-feira, 23 de abril de 2010

VESOUL, VIERZON, HONFLEUR



Sábado 3 de Abril, uma delegação de Vesoul e uma delegação de Vierzon, juntamente com seis tractores, fizeram a viagem até Honfleur, para ligar as três cidades mencionadas na canção
VESOUL, de Jacques Brel ... Eles foram recebidos por Françoise David, vereadora para a cultura e para o turismo.
" É uma história engraçada. Um dia destes recebi um telefonema de um Sr. Daniel Donon de Rosière, diz Françoise David, que perguntou se ele poderia vir a Honfleur com uma delegação de Vierzon e uma delegação de Vesoul… em tractores... Ao princípio pensei que era uma piada! Mas apercebi-me que não, porque até havia uma associação denominada "Vi-Ve-Brel”.
Na verdade, em Vierzon e em Vesoul os entusiastas de Jacques Brel fundaram a Associação "Vi-Ve Brel" (Vierzon-Vesoul Brel). A associação tem como objectivo promover a canção de Jacques Brel "Vesoul", uma canção onde consta também o nome de Honfleur.
Esta associação surgiu de uma constatação: Se Vesoul é tão famosa por causa da conhecida canção de Jacques Brel, Vierzon pode beneficiar da mesma fama. Esta cidade de Vierzon já foi famosa por outra razão: Os tractores Vierzon SFV (Sociedade Francesa de Vierzon) foram lá fabricados, entre 1930 e 1960. Vierzon precisa agora da canção de Brel.
A associação "Vi-Ve Brel" começou sua peregrinação pelas cidades da canção, no último ano: Partindo de Vierzon, juntaram-se em Vesoul. Este ano, os membros da associação, acompanhados por representantes de ambos os municípios optaram por ir a Honfleur.
No próximo ano, eles esperam que o representante de Honfleur se junte a eles para ir a Paris: Pigalle e Gare Saint-Lazare.
Françoise David, que vai começar a programar a viagem, acrescenta: "Se for possível: sim! Eu estou disponível ... É verdade que em Honfleur, o turismo não vive da canção de Brel. Em Vesoul, sim: a cidade criou inclusivamente um festival Brel! Vierzon era conhecido pelos seus tractores… Não um tractor qualquer: O Rolls dos Tractores! "
Este assunto já foi AQUI tratado neste blog.


Chegada do Askoy a Rupelmonde
Uma reportagem consagrada à chegada do Askoy a Rupelmonde será transmitida este Sábado, 24 de Abril, no programa Transversales, entre as 12 e as 13 Horas em LA PREMIÉRE , FM 92,5 ou 96,1.
Depois , durante a tarde a emissão pode ser ouvida a partir deste
SITE.

Sem comentários:

Enviar um comentário