domingo, 12 de setembro de 2010

BARBARA



Uma das mulheres que passou pela vida de Jacques Brel foi BARBARA. Cantora, compositora e actriz de cinema. Ela foi convidada para contracenar com ele no filme Franz . Franz , de 1972, foi o primeiro filme que Brel realizou. Já foi referido AQUI neste blogue.
Barbara faleceu em 1997, aos 67 anos de idade. Em 1990 ela escreveu esta canção (letra e música) dedicada ao seu velho amigo e intitulada GAUGUIN (CARTA A JACQUES BREL).

GAUGUIN (Carta a Jacques Brel)

Chove na ilha de Hiva-Ao
O vento sobre as grandes árvores verdes
Varre as areias de ocre molhadas
Chove sobre um céu de coral
Como uma chuva vinda do norte
Que lava os ocres vermelhos
E os azuis violetas de Gauguin
Chove
As Marquesas tornaram-se cinzentas
O Zéfir(*) é um vento do norte esta manhã
Sobre a ilha que ainda desperta
Devia ter-se espantado Gauguin
Quando as suas mulheres com olhos de veludo
Choraram lágrimas de chuva
Que vinham do Mar do Norte
Devia ter-se espantado Gauguin
Como um grande bailarino
Com o olhar cansado de infância
Bom dia senhor Gauguin
Arranje-me um lugar
Eu sou um viajante de longe
Eu venho das brumas do Norte
E venho dormir ao sol
Arranja-me um lugar, sabes
Não me importa que tenhas partido
Aliás tu nunca partiste
Não me importa que já não cantes
Aliás para mim tu ainda cantas
Mas pensar que um dia
Os ventos que tu amaste
Se tornaram contrários
Pensar que tu nunca mais navegarás
Nem o céu nem o mar,
Nunca mais em Abril tocarás o lilás branco
Nunca mais verás o céu sobre o canal
Mas quem pode dizer?
Eu que te conheço bem
Tenho a certeza que hoje
Acaricias os seios
Das mulheres de Gauguin
E que ele pinta Amsterdam
Vocês vêem ambos nascer o sol
Sobre as lagoas onde galopam os cavalos brancos
E o teu riso chega-me em cascata, em torrente
E atravessa o mar e o céu e os ventos
E a tua voz canta ainda
Devia ter-se espantado Gauguin
Muitas vezes penso em ti
Que galgaste as dunas
E cruzaste o Norte
Para ir dormir ao sol
Lá em baixo sob um sol de coral
Foi o teu desejo, fica bem
Dorme bem
Muitas vezes penso em ti
Assino Lèonie
Tu sabes quem eu sou. Dorme bem.

N.T.(*) Zéfir é o nome dado ao vento Oeste

Sem comentários:

Enviar um comentário