segunda-feira, 8 de março de 2010

JE T'AIME



A ideia que domina a obra de Brel é, sem dúvida, o AMOR. Esta ideia é expressa em textos líricos e muito poéticos ou em versos crus e tristemente amargos, mas sempre com uma MULHER a pulsar dentro da canção. A ideia do amor, girando à volta da Ternura ou da Sensualidade, aparece inúmeras vezes nas canções de Brel. Não se poderá, portanto, acusar Brel de ser misógino. O seu criticismo acerca das mulheres era sobretudo para denunciar as fraquezas, as vaidades, as hipocrisias, que afinal são inerentes a todo o ser humano. Brel detestava as fãs que bajulavam o cantor e não respeitavam o homem. A canção que publico hoje, Je t’aime, é de 1961. Descreve um amor idílico e nada misógino.

Eu amo-te

Pelo orvalho que teme no cálice das flores não ser amado e que se parece com o teu coração, eu amo-te...
Pelo dedo da chuva nas teclas do charco tocando página de lua e que se parece com a tua voz, eu amo-te...
Pela madrugada que hesita sobre o fio do horizonte, luminosa e frágil, e que se parece com o teu rosto, eu amo-te...
Pela alvorada amena que um pássaro faz tremer ao bater da asa e se parece com o teu sorriso, eu amo-te…
Pelo dia que nasce e borda o bosque em ponto de luz, e se parece com a tua alegria, eu amo-te…
Pelo dia que renasce duma noite sem amor e se parece já com o teu regresso, eu amo-te...
Pela porta que se abre, pelo grito que brota ao mesmo tempo de dois corações juntos e se parece com este grito: Eu amo-te, eu amo-te, eu amo-te...



Sem comentários:

Enviar um comentário