sábado, 31 de outubro de 2009

LEILÃO NA SOTHEBY'S (2008)


LEILÃO NA SOTHEBY'S

Faz agora um ano que, em Paris, a famosa Empresa londrina Sotheby's pôs a leilão uma colecção de 95 artigos pessoais de Jacques Brel que renderam um total de 1 026 989 euros, mais do dobro do estimado. A maior parte das licitações foram telefónicas.
Em leilão estavam guitarras, discos, filmes, posters, cartazes, cadernos manuscritos e documentos relacionados com o hobby da aviação: Licenças de voo, brevets e mapas aéreos.
Um dos itens mais esperados era um pequeno bloco com a primeira versão de Amsterdam, escrita com uma BIC, e que foi vendido por 108 750 euros.
Segundo a Sotheby's este foi o maior leilão de sempre que aquela casa fez de um artista francófono só comparável ao leilão de artigos dos Beatles em Londres.
Antes do leilão os objectos a vender estiveram expostos na Bélgica e na Holanda.
Todos estes artigos perteciam a uma das namoradas do cantor e que a Sotheby's não quis identificar.
A família do cantor, que possui os direitos sobre o trabalho do artista, tentou no passado comprar todo o arquivo mas sem resultado. Em 2003 conseguiu mesmo adiar um primeiro leilão, através de uma providência cautelar, mas a família da antiga namorada, que entretanto já morreu, voltou à carga. A viúva de Jacques Brel classificou este leilão de “vergonhoso” por entender que todos aqueles artigos eram património familiar.
O leilão de Sotheby's foi feito exactamente no 30º aniversário da morte do autor de Ne me quitte pas: 9 de Outubro de 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário