Brel passou por Portugal em 1974. 35 anos depois, a sua obra traduzida para português.
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
STÉPHANE QUÉRIOUX
Segundo a Fundação JACQUES BREL Stéphane Quérioux gravou a canção AMSTERDAM no seu último CD – "POKER".
STÉPHANE é acompanhado por Franck Arbona (guitarras, banjo e baixo), Thibaud Greck (percursões), Alain DrouyneauViolon (acordeão),Nicolas Moreau (guitarra) e Stéphane Reviron (Sintetisador Moog).
Neste video Stéphane canta "Les yeux revolvers"…
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
THE YOUNG WILD BALLET
O YOUNG WILD BALLET, um grupo francês de bailado que tem à frente Aurélie Badol, como encenadora e coreografa, apresenta NESTE VIDEO a sua versão bailada de LA VALSE À MILLE TEMPS.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
JACQUES B chante BREL
JACQUES BARBAUD começou a cantar Brel em público em 1981. Durante 15 anos cantou em festas , quermesses, espectáculos de beneficência, uma ou duas vezes por mês. Felizmente que tinha outra ocupação. Palavras do próprio: “Eu sei o que é passar maus momentos. Conheço o trabalho de uma fábrica e a vida com as suas reais dificuldades tanto como conheço e aprecio a minha vida actual”.
Sobre Brel ele acrescenta: “ Cada canção é uma peça de teatro com uma história e as suas personagens. Eu esforço-me por interpretá-las dando o meu melhor possível, com o meu próprio estilo. É por isso que eu nunca vejo as cassetes de Brel em concerto. Não quero imitá-lo. Eu canto à minha maneira, com a minha sensibilidade. O meu único objectivo é dar ao meu público alegria e emoção…”
JACQUES BARBAUD interpreta Brel no próximo dia 11 de OUTUBRO no CENTRO CULTURAL MARIUS STAQUET, Mouscron, Bélgica.
AQUI no seu site podemos vê-lo em dois vídeos, interpretando canções de BREL.
Neste vídeo ele canta "La chanson des vieux amants"…
terça-feira, 27 de setembro de 2011
É PRECISO IR VER...
Peça de teatro sobre Jacques Brel estreia sábado em Ponta Delgada
"É Preciso ir ver – uma viagem com Jacques Brel" é o título da peça de teatro da autoria de Nuno Costa Santos que estreia sábado, dia 1 de Outubro, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.
Trata-se da história da relação entre o cantor belga e o médico do Faial Luís Decq Mota, que tratou Brel na sua passagem pela marina da Horta.
O actor Dinarte Branco interpreta esta peça, que terá componentes sonoros e de imagem.
Nuno Costa Santos é guionista, humorista e escritor, tendo escrito, entre outros, os livros Dez Regressos (narrativas), Os Dias Não Estão para Isso (poesia) e O Inferno do Condomínio (humor), a peça "O Assobio da Cobra", "Stand-Up Tragedy"(co-autor) e "Portugal, uma Comédia Musical" (co-autor). Integrou a equipa de autores da série "Os Contemporâneos" e faz parte do colectivo Produções Fictícias onde dá, regularmente, aulas de escrita criativa e de escrita de humor, na vertente de sketches.
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
PHILIPPE HUGUET
Philippe Huguet, é um francês de Besançon que estudou canto e teatro na Musikhochschule de Mannheim, na Alemanha. Ele trabalha como cantor, actor e director. Huguet tem agora em cena 'Brel', um programa chançon/cabaret em que é acompanhado por Christian Maurer no piano.
Este espectáculo está em digressão por toda a Alemanha e já com um grande sucesso.
A próxima actuação é no INTERNATIONALE THEATER FRANKFURT no dia 2 de Outubro pelas 20H.
Este vídeo foi gravado em Julho passado no Théâtre du Rempart em Avignon:
domingo, 25 de setembro de 2011
THE AMBASSADORS OF HARMONY
Mais uma versão de MAN OF LA MANCHA agora pelo grupo coral norte americano THE AMBASSADORS OF HARMONY.
O Director Musical, Dr. James Henry, é o dirigente do departamento de estudos corais da University of Missouri - St. Louis.
O grupo já tem vários discos gravados.
Ei-los aquí numa coreografia flamejante e quase bélica…
sábado, 24 de setembro de 2011
SIMON DRAY
Considera-se o único autor-compositor e intérprete franco-americano e reside na Baía de São Francisco.
Segundo informação da Fundação Jacques Brel, SIMON DRAY, com a colaboração de Boris Barbey, cantará Brel em França, no Café “Le Baryton”, Lanton, no dia 6 de Outubro.
Amsterdam, interpretado aqui por Simon Dray , Eddie Warner e John Higham no palco do French Festival de Santa Barbara em Julho de 2008.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
BREL IS DOING WELL IN FALL RIVER
No passado dia 13 de Julho falei AQUI neste blog do espectáculo JACQUES BREL IS ALIVE AND WELL AND LIVING IN PARIS que foi levado à cena no LITTLE THEATRE FIRE BARN, em Fall River, USA. O musical teve a direcção musical de ROBERTO SOARES.
Eis o texto de uma crítica sobre o espectáculo…
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
JACQUES BREL RETURNS
MICHELINE VAN HAUTEN tem em cena há já um ano o espectáculo JACQUES BREL RETURNS na cidade de Nova Iorque. O espectáculo manter-se-á ainda durante Outubro na sala The Triad, 158 West End, 72nd St.
JACQUES BREL RETURNS é uma produção tipo cabaret onde são apresentados os grandes êxitos do cantor retirados do musical “Jacques Brel is alive and well and living in Paris” bem como outros sucessos não incluídos naquele musical de 1968. Com Micheline colaboram Ereni Sevasti,Arlo Hill, PJ Bacarri, e o director musical Rick-Hip Flores.
JACQUES BREL RETURNS é uma criação de Dan Whitten que também produziu em 2006/2007 um CD com algumas canções em inglês de Jacques Brel…
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
SPECTRE DE JACQUES BREL
Da Fundação JACQUES BREL recebi a informação sobre uma conferência a realizar no próximo dia 6 de Outubro na ASSOCIATION CARREFOUR DE L'ART.
Este é o segundo encontro que tem por tema SPECTRE DE JACQUES BREL.
terça-feira, 20 de setembro de 2011
NOEL SAMYN
Acompanhando-se ao piano, Noël Samyn convida-nos para entrar no universo da canção de expressão francesa. Apaixonado por Brel, com que partilha as mesmas origens belgas, far-nos-á descobrir as obras primas de Ferré, Ferrat, Brassens, Bécaud, Reggiani, Nougaro, Montand, Moustaki, Vian e evidentemente Jacques Brel.
Tal como o cartaz anuncia Samyn vai prestar uma homenagem "AU GRAND JACQUES" no próximo dia 3 de Outubro no "Cabaret du temps qui brasse".
Ei-lo aqui a interpretar uma das mais belas canções de BREL: Marieke…
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Anders Wängdahl
ANDERS WANGDAHL nasceu na Suécia, em 1971, e vive em Gotemburgo desde 1990. Estudou na Academia de Ballet e Educação Musical naquela cidade de 1990 a 1993, e depois em Cambridge, Reino Unido de 1995 a 1996. Desde então, tem trabalhado como cantor, actor e dançarino, em filmes e em palcos da Suécia, Grã-Bretanha e Noruega. Actuou em adaptações suecas de Les Misérables, Hair, Jesus Christ Superstar, Beijo da Mulher Aranha, Cats, Mary Poppins, etc,etc,etc…
Neste vídeo ele canta Du får inte gå, ou como quem diz NE ME QUITTE PAS…
domingo, 18 de setembro de 2011
FOURNIER CHANTE BREL
PIERROT FOURNIER autor/compositor é também intérprete de Reggiani,Ferré, Ferrrat,Brassens, Montand, Aznavour e JACQUES BREL.
Conforme o cartaz que recebi da Fundação Brel ele estará no próximo dia 23 na Village Québécois d’Antan para cantar BREL.
Ei-lo aqui a cantar ORLY:
sábado, 17 de setembro de 2011
La Belgique et/de Jacques Brel
Segundo informação da Fundação JACQUES BREL realizar-se-á uma conferência no próximo dia 20 de Setembro na Dinamarca – Helsingor, sobre o cantor e o seu país. A conferência tem por título “LA BELGIQUE ET/DE JACQUES BREL” e será proferida por Benoît Verstraete-Hans.
A conferência será seguida pelo filme de France Brel “J’aime les belges”.
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Uma viagem com Jacques Brel
Hoje no EXPRESSO DAS NOVE, semanário açoriano, vem publicada esta notícia:
Uma viagem com Jacques Brel
Em 1974, Jacques Brel esteve nos Açores. Chegou ao Faial a bordo do seu veleiro e, porque estava doente, foi visto pelo médico Luís Decq Mota, que o convidou para a sua casa. "É preciso ir ver…uma viagem com Jacques Brel" resulta de uma narrativa escrita por Nuno Costa Santos, que conta com o actor Dinarte Branco, num espectáculo de teatro com componentes sonoras e de imagem. O objectivo é recuperar a personagem do artista belga e os Açores daquela época, conjugar o universal e o local e desfiar uma narrativa de uma amizade entre duas pessoas no meio de Atlântico. Durante cerca de uma hora e meia, Dinarte Branco "conta" ao público quem foi este Jacques Brel que atravessou os mares no seu veleiro, o L'Askoy II, numa fase em que já havia deixado a carreira musical, de que forma é que, nessa viagem, poderá ter sido visitado pelo seu passado de performances várias, nos mais diversos pontos do mundo. A peça pode ser vista no dia 1 de Outubro pelas 21h30, por apenas dez euros.
Nos próximos dias voltaremos a este assunto com mais informações sobre este espectáculo idealizado pelo sempre Melancómico Nuno Costa Santos.
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
ESTRELLA MORENTE
Estrella Morente Carbonell nasceu em 1980 em Granada. É filha, neta e sobrinha de cantores, guitarristas e bailadores de flamenco. Esta circunstância marca um ambiente flamenco no qual cresceu e amadureceu como pessoa e como artista.
Estrella Morente está hoje no Coliseu dos Recreios, no FESTIVAL FLAMENCO DE LISBOA.
A fotografia em cima é a capa do seu mais recente CD “MUJERES” onde interpreta a canção de Brel NE ME QUITTE PAS…
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
terça-feira, 13 de setembro de 2011
CULTURE CLUB
Na continuação do assunto falado aqui no passado dia 8, sobre La Fondation Jacques Brel que se tornou Fundação de Utilidade Pública, recebi hoje a informação da Fundação que France Brel estará na RTBF (estação de rádio belga) no espaço LA PREM1ÈRE, rubrica CULTURE CLUB, amanhã dia 14, pelas 11 horas (locais).
Será entrevistada por LAURENT DEHOSSAY e irá fazer o ponto de situação sobre o património de seu pai, um dos belgas mais famosos de sempre, e explicará o que vai mudar com o novo estatuto que a Fundação adquiriu agora.
Quem quiser ouvir o programa, ele está acessível neste SITE.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
LA BD CHANTE BREL (10)
Benoît Frébourg. Mais uma autor de BD que ilustrou uma canção de JACQUES BREL: “Au suivant”.
Neste SITE podemos ler algumas informações sobre o seu último livro JEAN-LOUP.
No vídeo uma recriação de AU SUIVANT produzida por Mathieu Chedid…
domingo, 11 de setembro de 2011
SOPHIE HUNGER
Sophie Hunger (Émilie Jeanne-Sophie Welti nasceu em 1983 em Zurique) é cantora de folk-pop-blues.
Em Novembro deste ano Sophie fará uma tournée pelos Estados Unidos.
Neste vídeo Sophie Hunger canta Ne me quitte pas ao vivo em Ottostrasse, Zurique, num espectáculo organizado pelo Helsinki Klub em 12/30/2007.
sábado, 10 de setembro de 2011
EVA LOPEZ
Eva Lopez é uma cantora francesa que tem feito espectáculos um pouco por toda a Europa com reportório de d’Edith Piaf, de Barbara, de Gilbert Bécaud, de Léo Ferré e de JACQUES BREL …
Tem também discos gravados com clássicos franceses e canções de sua autoria.
Neste vídeo ela canta “La chanson des vieux amants” num programa de televisão - "Stella"- em Abril de 2008. No palco estão os músicos Tony Cerqua ( bateria ), Marco lo Russo (acordeão) e Massimo Zagonari (flauta e sax)
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
FUNDAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA
« As Edições Jacques Brel reúnem por um lado as actividades da Fundação Jacques Brel e por outro as actividades das edições musicais Pouchenel publicadas depois de 1962.
A Fundação foi, durante quase 25 anos, a mediateca e a montra do nome Brel, mas também um local de encontro com o seu público.
As actividades da Fundação e das Edições Musicais Pouchenel sempre estiveram intimamente ligados, diga-se que eram complementares, uma vez que o nome de Jacques estava sempre presente em qualquer iniciativa ou qualquer projecto que chegavam até nós.
Hoje, o objectivo é reunir essas duas entidades jurídicas para simplificar a administração nos próximos anos e para uma maior clareza de comunicação. Trata-se de reunir todas as condições. »
Estas são palavras de France Brel, filha do cantor, são de 2006 e estão no site das Edições.
Ora, no passado 31 de Agosto, na Sala Gótica do Hotel de Ville de Bruxelas, France Brel deu um a conferência de imprensa para fazer um balanço das actividades das Edições e anunciar duas coisas :
A primeira, a apresentação do futuro site das edições Jacques Brel, e a segunda, a FUNDAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA JACQUES BREL.
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
ILS PARLENT DE JACQUES
LA COMPAGNIE BREL, (ou Breltrenteansdeja) já referida aqui várias vezes neste blog, tem agora o seu espectáculo na cidade de TROYES, perto de Paris.
CHRISTIAN PETIT (autor e encenador do espectáculo) conta a vida e a obra de Brel e PHILIPPE CALLENS canta os maiores sucessos do cantor. Têm a colaboração de FABIEN PACKO e PEPITO ORTEGA na viola e no acordeão.
Eis um pequeno clip de promoção do espectáculo ILS PARLENT DE JACQUES…
clip de promotion du spectacle por breltrenteansdeja
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Dutourd
Mesmo após a consagração do seu valor a nível mundial JACQUES BREL não deixou de ter os seus “inimigos de estimação” e os seus “críticos demolidores”.
O caso mais conhecido é o de um tal Jean Dutourd, jornalista e aspirante a escritor, que demoliu de alto a baixo o espectáculo L’HOMME DE LA MANCHA nas páginas do jornal France-Soir.
Enquanto Maurice Chevalier, que assistiu à estreia, diz publicamente “Feliz o seu alfaiate, Brel. Você não pára de crescer”, o jornalista do France-Soir dizia mal da peça, do texto e da música. E acrescentava: “Salva-se a interpretação. Por acaso é muito boa o que faz sobressair a indigência da obra. Tudo parece insípido, a rondar a patetice com fórmulas do tipo sonhar um sonho impossível. Não dou os parabéns ao senhor Brel, que fez a adaptação da obra. O senhor Brel visivelmente não sabe inglês mas pelos vistos também não sabe francês.”
Jacques Brel nunca esqueceu estas palavras e nove anos depois responde ao senhor Dutourd numa canção KNOKKE-LE-ZOUTE TANGO “Je la veux folle comme un travelo… cerclée de serpents et de plantes Parmi les livres de Dutourd”
É curioso como um inimigo passa à posteridade por causa de um verso de uma canção e não pela obra que deixou escrita. Alguém sabe quem é o Jean Dutourd?
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
CORNELIS VOOGDT
Cornelis Voogdt, o holandês que canta Brel tem um espectáculo em cena intitulado “Tribute to Jacques Brel” já AQUI falado neste blog.
Neste vídeo CORNELIS canta Le Plat Pays mas na versão flamenga - Mijn vlakke land.
domingo, 4 de setembro de 2011
DOIS ANOS !
É verdade o CANTO DO BREL faz hoje dois anos. E à laia de balanço aqui ficam algumas observações. O capítulo sobre a passagem de Brel nos Açores pouco mais terá que acrescentar e a secção com as traduções das canções também não terá muito mais que dizer.
O que me continua a espantar é o facto de eu praticamente não ter que procurar eventos relacionados com o cantor. Quase todos os dias, em qualquer parte do mundo, há qualquer coisa relacionada com BREL. Acontece tanta coisa à volta dele e da sua obra que às vezes tenho de fazer listas de espera para que o blog seja actualizado diariamente com uma notícia de cada vez. Só há uma conclusão a tirar: Brel continua vivo! E vivo não só entre o pessoal da geração de 60, como entre muita juventude actual. Neste dia de aniversário aqui fica um “VIVA BREL!!!”
Para quem já não se lembra, ou nunca ouviu, aqui fica a canção J’ARRIVE, uma das canções mais dramáticas de JACQUES BREL.
J'ARRIVE
De chrysanthèmes en chrysanthèmes, Nos amitiés sont en partance
De chrysanthèmes en chrysanthèmes, La mort potence nos dulcinées
De chrysanthèmes en chrysanthèmes, Les autres fleurs font ce qu'elles peuvent
De chrysanthèmes en chrysanthèmes, Les hommes pleurent les femmes pleuvent
J'arrive j'arrive, Mais qu'est-ce que j'aurais bien aimé
Encore une fois traîner mes os
Jusqu'au soleil jusqu'à l'été
Jusqu'au printemps jusqu'à demain
J'arrive, j'arrive, Mais qu'est-ce que j'aurais bien aimé
Encore une fois voir si le fleuve
Est encore fleuve voir si le port
Est encore port m'y voir encore
J'arrive j'arrive, Mais pourquoi moi pourquoi maintenant
Pourquoi déjà et où aller
J'arrive bien sûr, j'arrive
Mais ai-je jamais rien fait d'autre qu'arriver
De chrysanthèmes en chrysanthèmes, A chaque fois plus solitaire
De chrysanthèmes en chrysanthèmes, A chaque fois surnuméraire
J'arrive j'arrive, Mais qu'est-ce que j'aurais bien aimé
Encore une fois prendre un amour
Comme on prend le train pour plus être seul
Pour être ailleurs pour être bien
J'arrive j'arrive, Mais qu'est-ce que j'aurais bien aimé
Encore une fois remplir d'étoiles
Un corps qui tremble et tomber mort
Brûlé d'amour le coeur en cendres
J'arrive j'arrive, C'est même pas toi qui est en avance
C'est déjà moi qui suis en retard
J'arrive, bien sûr j'arrive
Mais ai-je jamais rien fait d'autre qu'arriver.
sábado, 3 de setembro de 2011
GUNILLA BACKMAN
Do amigo breliano DINO GIBERTONI recebi algumas versões de canções de BREL em sueco ou cantadas em inglês por cantoras suecas.
Uma dessas cantoras é GUNILLA BACKMAN, actriz e cantora que, além de gravar discos e fazer digressões constantes, já participou em produções suecas de musicais como “The sound of music”, “Les Miserables”, “West side story”, “Miss Saigon” e até “Mamma mia”.
No vídeo abaixo GUNILLA canta QUAND ON N’A QUE L’AMOUR em sueco.
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
BRUXELLONS
Segundo informação das Edições JACQUES BREL, o cantor holandês FILIP JORDENS estará amanhã e depois (3 e 4) no CHÂTEAU DU KARREVELD (Bruxelas) no Festival “Bruxellons” para fazer o seu espectáculo MOMMAGE À BREL.
Ei-lo aqui numa entrevista onde canta excertos das canções de Brel.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Moscow Drug Club
Os Moscow Drug Club interpretam aqui neste vídeo, ao vivo, "Jacky", de Jacques Brel. A versão original de 1965 intitula-se "La chanson de Jacky".
Os Moscow Drug Club utilizam a versão inglesa feita para Scott Walker e actuam no Le Quecum Bar, Battersea UK, no dia 1 de Março de 2010.
Os Moscow Drug Club são: Katya Gorrie, Voz, John Pearce, Violino, Denny Ilett, Guitarra, Dave Archer, Guitarra e Andy Crowdy, Baixo.