Brel passou por Portugal em 1974. 35 anos depois, a sua obra traduzida para português.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
TRAVELLING
“Travelling”, é o novo espectáculo do grupo francês Les Oiseaux de Passage que tem como componentes BRUNO REISACHER : voz / JEAN-PHILIPPE BATLO : guitarras / GUY SCHELCHER : acordeão / FRANCIS HIRSPIELER : contrabaixo.
É desta maneira que eles descrevem este novo trabalho.
“Quer como actor ou realizador, quer como piloto de linha ou capitão de grande cabotagem, Jacques Brel toda a vida se manteve num movimento constante. Mas sabiam que durante quinze anos – dia a dia – ele transfigurou a canção francesa? As suas canções são, à imagem da sua vida, como um infatigável “travelling” do tempo e do espaço: De oeste a leste e do norte a sul, das margens do Escault às ilhas onde ele fez bem ir ver, da manhã à noite, da infância à morte. Tornar-se num velho menino mas nunca num adulto. E depois morrer… “Não custa nada”.
Canções do movimento. Ou da imobilidade. E mesmo que “o tempo se imobilize” é a objectiva da câmara que se imobiliza para sobrevoar as gentes e os lugares (“revejam” os seus filmes: Les Marquises ou Je suis un soir d’été...).
Depois do seu espectáculo Portraits et Paysages, os "Oiseaux de Passage" propõem-nos uma nova incursão viajante pela obra do Grand Jacques onde as canções mais conhecidas se misturam com outras mais discretas. E nesta altura estamos prontos para ver o filme de uma obra, de uma vida. Então… Motor!”
AQUI neste site podemos ouvir 3 canções interpretadas pelos Pássaros de Passagem…
Sem comentários:
Enviar um comentário