Brel passou por Portugal em 1974. 35 anos depois, a sua obra traduzida para português.
domingo, 30 de outubro de 2011
ANDRÉ NERMAN
JACQUES BREL OU L'IMPOSSIBLE RÊVE
Mais um espectáculo dedicado a JACQUES BREL. Desta vez concebido e levado à cena por ANDRÉ NERMAN. Com Nerman estão Manon Landowski, Laurent Clergeau e Samuel Garcia.
O espectáculo esteve mais de 4 anos em cena em Paris partindo depois em digressão pela França e pelo estrangeiro (Estados Unidos, Rússia, Japão e Marrocos).
Este excerto foi filmado no Teatro de Neuilly sur Seine em Fevereiro de 2008.
Jacques Brel ou l'Impossible Rêve
sábado, 29 de outubro de 2011
LA BD CHANTE BREL (11)
Daniel Henrotin, que assina apenas DANY, é um desenhador belga que também ilustrou uma canção de BREL para o livro de 1988 publicado pela Brain Factory International, ltd., já falado vários vezes neste blog. Ele escolheu “Ces gens-là”.
O grupo francês Noir Désir também escolheu esta canção para o seu reportório…
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
HELMA ERKELENS
Uma história que agarra, uma canção que toca.
Escrever e cantar: Emoção e coração
HELMA ERKELENS é poeta e consultora de comunicação.
Especialista em poemas poderosos que se lêem como um comboio.
Mas também...
Cantora com um reportório que vai desde o Barroco às canções de Brel.
Neste vídeo HELMA canta MIJN VLAKKE LAND já AQUI referida neste blog…
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
ORLY
Um extracto da canção ORLY, de JACQUES BREL, no novo livro de Michel Verwilghen.
O livro da Editora Racine narra três casos judiciais surpreendentes no tempo de Napoleão I e tem por título “D'amours fous en querelles d'héritage”.
No vídeo abaixo Florent Pagny canta Orly no Olympia em 2008.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
PUR BREL
Uma noite de canções de Jacques Brel, por e com Dirk Loeschner no Theater der Altmark, Stendal, Alemanha, no próximo dia 4 de Novembro.
PUR BREL, assim se intitula o espectáculo, tem direcção Musical e arranjos Peter Andreas Stolle, encenação Hannes Hametner, direcção de palco Christopher Melching e voz de Dirk Löschner. Os músicos são Peter Andreas Stolle ao piano, Harald Kießlich no acordeão, Mikhail Antipov no violino e Christian Niehues no baixo.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
BREL NO JAPÃO
Da Fundação JACQUES BREL recebi a informação que uma estação de Rádio japonesa entrevistou France Brel, no passado dia 15, sobre o último disco do seu pai – MARQUISES .
A entrevista está AQUI neste site e pode ser entendida porque está traduzida para francês. (Os primeiros 5 minutos são sobre o pintor Toulouse Lautrec. O produtor do programa poderia ter falado sobre Gauguin, em vez de Lautrec. Vinha mais a propósito...)
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
HUGUETTE
Sábado, 29, HUGUETTE, vai cantar JACQUES BREL , entre outros nomes de prestígio da canção francesa. Como ela diz “Des chansons... encore des chansons... toujours des chansons... Quando canto espero alcançar todos e cada um pessoalmente”
O espectáculo é na Anglia Ruskin University's Cambridge campus (UK), mais propriamente no MUMFORD THEATRE daquele campus universitário. Para melhor dar a conhecer os cantores que interpreta, Huguette faz uma breve apresentação em inglês e depois a voz e a expressão corporal fazem o resto. Huguette será acompanhada por Peter Britton no piano.
Neste vídeo Brel canta uma Huguette que não é com certeza a mesma que referi atrás…
domingo, 23 de outubro de 2011
FESTIVAL VESOUL
A 11ª Edição do FESTIVAL JACQUES BREL que decorreu de 1 a 14 de Outubro na capital da Haute-Saône, VESOUL.
Um concurso de novos talentos, concertos em casas particulares, artistas incógnitos tocando nas ruas e nomes de cartaz como Thomas Fersen ou Têtes Raides. Vesoul realizou o seu festival.
Durante 2 semanas, Vesoul propôs-se descobrir o nome, ou os nomes, dos futuros grandes da canção francesa. Prova da sua reputação, foi o número de "jovens de talentos inscritos" registados no Festival Jacques Brel, que este ano dobrou em relação aos anos anteriores.
O público de Vesoul também teve a oportunidade de encontrar artistas que já conhece bem. Aplaudiu-os no Teatro Edwige Feuillère que organiza o evento.
sábado, 22 de outubro de 2011
Ballett Chemnitz
A COMPANHIA
Os 22 bailarinos do Ballett Chemnitz vêm de todo o mundo. Eles receberam a sua educação em escolas internacionais de ballet, com Maurice Béjart, John Neumeier e Hightower Rosella. Muitos dos jovens bailarinos têm iniciação profissional no Ballet Chemnitz, onde seu talento como bailarinos é particularmente encorajado. Aqui eles recebem, além do estilo coreográfico do seu director, Devos Lode, adicionalmente, eles trabalham com coreógrafos convidados de renome (como Bertrand d'At, Inger Johan, Lopez Annabelle Ochoa, Sturdy Joseph, Stephan Thoss e Ulrich Jochen) e mestres de ballet (como Rosario Cardettino, Yvan Dubreuil, Andrew e Mark McClain Greenwood) e recebem o principal impulso para o seu desenvolvimento e expressão da sua personalidade como dançarinos individuais.
Neste vídeo eles interpretam Au suivant…
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
1000 FOTOS
Foi editado este ano um livro contendo as MIL MELHORES FOTOGRAFIAS DA BÉLGICA.
JACQUES BREL aparece em 16 dessas fotografias incluindo a capa (foto em cima) e a contracapa (foto abaixo).
Uma das notícias que comenta estas 1000 FOTOGRAFIAS diz:
“O belga nasce com um tijolo no estômago. Ele é o “petit belge". "Les Flamandes" por Jacques Brel. A terra do Tintin e Magritte, mas também da bicicleta ("les Flandriens"), pratos burguesues comidos à la Brueghel e muitos festivais. Bem-vindos à terra das batatas fritas, cerveja e chocolate, à Comissão Europeia e ao surrealismo, de George Simenon e Django Reinhardt, de Antuérpia, Bruges, Gante, Bruxelas, Liège, Ostend e das Ardenas, de Borinage para o polder, das minas de carvão até os pescadores de camarão. Bem-vindo a este pequeno país neste livro, baseado em registos de fotógrafos profissionais e amadores, e que mostra a sua grandeza. Não perca: 1000 das melhores fotografias da Bélgica mostram o país no seu melhor, o mais brilhante, o mais conhecido, mas também o seu lado mais surpreendente.”
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Jeannette Lambert
Vocalista de jazz e poeta, Jeannette Lambert começou por cantar profissionalmente em bares e pubs com a idade de 12 anos. Filha de um holandês e de uma indonésia (ambos amantes de música) ela cresceu em Northern Ontario no Canadá, e depois viveu a sua vida em diferentes cidades: Paris, New York, e Amsterdam. Agora vive em Montreal, Quebec e é casada com Michel Lambert, baterista e compositor, de quem tem dois filhos.
Também Jeannette Lambert tem a sua própria recriação de NE ME QUITTE PAS…
terça-feira, 18 de outubro de 2011
ARGENTEUIL
CONFERÊNCIA “CINÉ –CHANSON Jacques Brel “ em ARGENTEUIL.
Estas Ciné-conferências continuam a divulgar os talentos do património da canção francófona com uma nova sessão consagrada ao “MAIOR BELGA DE TODOS OS TEMPOS”.
A conferência terá lugar no Cinema “JEAN GABIN”, em ARGENTEUIL, e será orador o jornalista Patrick Winzelle, especialista em canção francesa. Será no próximo Sábado, dia 22.
No fim da sessão será exibido o filme “FRANZ” de Jacques Brel já AQUI falado neste blog.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
MARIA BILL
No programa está "Maria Bill canta Jacques Brel" mas BILL é mais conhecida como actriz do que como cantora.
Ela começou a sua carreira participando em versões alemãs de musicais famosos mas ultimamente tem-se dedicado mais à canção a solo, apresentando espectáculos “cabaret” como este agora dedicado a BREL.
"Maria Bill singt Jacques Brel" foi apresentado no dia 11 de Outubro no Prayner Ehrbar Hall do Conservatório de Viena. A selecção de canções de Brel incluídas no recital, que são alguns dos seus maiores êxitos, são os que fazem parte de um CD que ela gravou em 2001.
Neste vídeo ela canta "À jeun" em Março deste ano…
domingo, 16 de outubro de 2011
MIREILLE MATHIEU
Mireille Mathieu, la demoiselle d’Avignon (nasceu em Avignon a 22 de julho de 1946) também cantou JACQUES BREL.
Quem quiser ler a sua biografia em português pode fazê-lo AQUI.
Eis Mireille a interpretar NE ME QUITTE PAS…
sábado, 15 de outubro de 2011
Stephane e Didier
O duo alemão Stephane e Didier apresentam um espectáculo com as canções de JACQUES BREL acompanhadas pela pantomima Zuzana Limburska.
Este espectáculo será apresentado no Foyer de Blumen-Maile, Kernen-Rommelshausen no dia 21 de Outubro e a 4 de Novembro em Stuttgart-Bad Cannstatt.
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
SÉVERINE CROS
Hoje, dia 14 de Outubro, mais uma homenagem a Jacques Brel. As associações de salvaguarda do património cultural de Mouret e Vallon promovem na sua sala de festas um espectáculo com a jovem cantora Séverine Cros ao estilo dos seu habituais cafés literários, musicais e artísticos. Séverine acaba de gravar o seu primeiro CD.
Note-se que este é o 5º espectáculo em homenagem a Brel que eu aqui divulgo desde o princípio de Outubro. Estes são apenas os que eu vou descobrindo por aí na net, ou por informação da Fundação Brel. Quantos mais não haverão por esse mundo fora?
JACQUES BREL IS ALIVE AND WELL AND LIVING IN OUR HEARTS!
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
RENCONTRE
Originário de Montceau, BERNARD BRUEL está hoje, às 20H30, na sala Sembat, Chalon-sur-Saône, para o espectáculo de homenagem a Jacques Brel: RENCONTRE.
Será acompanhado por Jean-François Baez ao acordeão e Sébastien Jaudon ao piano.
Nos limites do sonho…
Sem nunca alienar a sua própria personalidade, nem de homem, nem de intérprete, Bernard Bruel diz-nos e rediz-nos, canta-nos e recanta-nos JACQUES BREL.
Nos limites da realidade…
Sem nunca se deixar cair na mais pequena tentação servil, Bernard Bruel chama-nos a atenção , para a presença das palavras, as PALAVRAS de JACQUES BREL…
No limite dos limites, entre sonhos e realidades, os gritos, os murmúrios, os risos e os choros de Jacques Brel, Bernard Bruel leva-nos, lá, a esses secretos instantes…
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
JACK L
Jack Lukeman - ou Seán Loughman ou Jack L - nasceu em 1973 na Irlanda e, além de cantor, é autor, é pianista e é produtor musical.
JACK L tem um espectáculo “na estrada” totalmente preenchido com canções de JACQUES BREL, e amanhã, 13 de Outubro estará no Town Hall Theatre de Galway, na Irlanda.
Do espectáculo, que se chama “CHEZ Jack L”, eis a interpretação de “LA FANETTE”…
terça-feira, 11 de outubro de 2011
AU SUIVANT
No próximo dia 12 estreia em França o filme BEUR SUR LA VILLE (ver trailer no site) do realizador DJAMEL BENSALAH.
A canção de BREL “Au suivant” faz parte da banda sonora.
O vídeo de hoje , “Au suivant”, é intrepretado pela banda de Antuérpia TRIGGERFINGER formada por Ruben Block, guitarra e voz, Mario Goossens, bateria e Paul Van Bruystegem, baixo.
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
ELÉNE SÉGARA
Eléne Ségara, nascida em 1971 na Riviera francesa, também participou nos programas de 2005 “OS DUOS DO IMPOSSÍVEL”. Já AQUI neste blog mostrei Jacques Brel com Élodie Frégé a cantarem em dueto AMSTERDAM.
Neste vídeo Eléne e Brel cantam NE ME QUITTE PAS…
domingo, 9 de outubro de 2011
33 ANOS
Já lá vão 33 anos!
A 9 de Outubro de 1978 JACQUES BREL partia das Ilhas Marquesas para outros horizontes…
sábado, 8 de outubro de 2011
WENDE
WENDE SNIJDERS, outra intérprete de excelência de Jacques Brel, já AQUI falada neste blog tem, desde 2004, 5 discos gravados onde em 4 dos quais canta canções de Brel.
Neste vídeo ela canta Le Plat Pays.
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
DOMINIQUE BRUNE
DOMINIQUE BRUNE e o universo de Jacques Brel, a 8 e 9 de Outubro, em Bobital (Bretanha)
Dominique BRUNE convida-o a partilhar a sua "busca": "Seguir a estrela... pouco me importa a minha sorte, pouco me importa o tempo ou o desespero...”
No espaço de um instante Dominique oferece-nos uma viagem através do tempo no mundo de Jacques Brel e de alguns dos seus “compagnons de route”. A sua voz quente e poderosa, a sua presença no palco, o seu olhar, ao mesmo tempo, terno e crítico, para nos encher de emoção.
Ele revisita o reportório de Jacques Brel, incluindo algumas mais confidenciais como "Dites si c'était vrai" e "Le Diable", uma canção visionária do Grand Jacques sobre a estupidez humana.
Dominique será acompanhado pelo talentoso e eclético guitarrista Michel Derrien.
AQUI podemos ouvir Dominique Brune a cantar Brel.
Dominique BRUNE convida-o a partilhar a sua "busca": "Seguir a estrela... pouco me importa a minha sorte, pouco me importa o tempo ou o desespero...”
No espaço de um instante Dominique oferece-nos uma viagem através do tempo no mundo de Jacques Brel e de alguns dos seus “compagnons de route”. A sua voz quente e poderosa, a sua presença no palco, o seu olhar, ao mesmo tempo, terno e crítico, para nos encher de emoção.
Ele revisita o reportório de Jacques Brel, incluindo algumas mais confidenciais como "Dites si c'était vrai" e "Le Diable", uma canção visionária do Grand Jacques sobre a estupidez humana.
Dominique será acompanhado pelo talentoso e eclético guitarrista Michel Derrien.
AQUI podemos ouvir Dominique Brune a cantar Brel.
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
SONIA THEODORIDOU
A cantora lírica grega SONIA THEODORIDOU vai cantar JACQUES BREL em Colónia (Alemanha) no próximo dia 14 de Outubro no Schauspielhaus.
No ano passado Sonia gravou um CD com 14 canções de Brel e tem feito um pouco por todo o mundo espectáculos em homenagem ao Grand Jacques.
Neste vídeo ela canta “Au suivant”.
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
CHRISTÈLE TREIBER
Esta imagem de JACQUES BREL é a fotografia de um mosaico realizado por CHRISTÈLE TREIBER que está em exposição no 47º Salão de Artes Plásticas de Châtillon (França) de 8 a 23 de Outubro.
A ilustrar este mosaico a canção La Statue…
Jacques Brel - La statue por kiki_75
terça-feira, 4 de outubro de 2011
LOUIS DION
33 anos após a morte de Jacques Brel, Louis Dion, canadiano de Quebéc, conhecido como actor de teatro no grupo Alentours des Etchemins, mas também como cantor (Homenagem à música francesa, L’Expo Récital: Brel tu cantas ainda no Moulin La Lorraine) apresenta o mais recente espectáculo no Centro de Arte e Cultura de Lac-Etchemin. Louis Dion fará um recital em homenagem a Jacques Brel, Sábado, 15 de outubro, no Centro de arte e cultura de Lac-Etchemin.
Será acompanhado em cena por Sylvain Drolet no clarinete, Bernard Boutet no contrabaixo, David Gagnon na percursão, todos os três sob a direcção musical do pianista Mathieu Dion.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
...AND LIVING IN THE USA
No post de ontem afirmei que existem inúmeras versões de "Jacques Brel Is Alive and Well and Living in Paris" nos E.U.A. e disse-o porque é realmente verdade.
O amigo breliano Rafael Moreira enviou-me ESTE LINK de um jornal de San Diego que noticia o espectáculo em Solana Beach, no North Coast Repertory Theatre.
Foi em Outubro de 2008 e contava com os cantores/actores Robert Grossman, Jenn Grinels, Courtney Corey e Jason Maddy.
domingo, 2 de outubro de 2011
Jacques Brel At The Skylight
JACQUES BREL is alive and well and living in Paris tem tido inúmeras versões, nomeadamente nos E.U.A.. No passado mês de Julho falei AQUI neste blog da versão de Roberto Soares, em FALL RIVER.
No entanto, no princípio deste ano este mesmo espectáculo esteve em cena no Skylight Opera Theatre’s, em Milwaukee.
Ray Jivoff foi o Realizador e Richard Carsey o Director Musical .
Os actores/cantores foram P.J. Baccari, Liz Baltes, Alison Mary Forbes, Steve Koehler.
sábado, 1 de outubro de 2011
OBRIGADO NUNO!!!
À hora a que estou a fazer este post está prestes a começar, em Ponta Delgada, o espectáculo "É Preciso ir ver – uma viagem com Jacques Brel" da autoria de NUNO COSTA SANTOS e com a interpretação de DINARTE BRANCO.
Pelos motivos que eles conhecem não posso estar presente no Teatro Micaelense. Com uma imensa, imensa, pena minha!
Mas desejo daqui, do Faial, o MAIOR SUCESSO para a estreia. E quero que saibam que não estando aí na sala, fisicamente, tenho a honra de os ter a TODOS no meu coração.
E um grande abraço ao NUNO pelo escreve sobre mim do blog SINUSITE CRÓNICA.
OBRIGADO NUNO!