Este ano o nova iorquino Ken Levine – personalidade famosa da indústria do espectáculo – fez uma lista das piores canções já gravadas. Entre elas está SEASONS IN THE SUN, gravada em 1974 por TERRY JACKS.
SEASONS IN THE SUN não é mais do que uma versão muito pobre de LE MORIBOND, de Brel, feita por Rod McKuen, um cantor californiano nascido em 1933.
Apesar de se ter tornado um êxito mundial esta versão inglesa é absolutamente intragável. É lamechas, delicodoce e pateta. Exactamente tudo o que Jacques Brel não escreveu no seu original, em que o texto é inteligente, cínico, agressivo e corrosivo. Mesmo quem não saiba inglês e francês, se ouvir as duas versões, vai perceber a imensa diferença do que ambos os cantores estão a transmitir aos seus ouvintes.
McKuen também traduziu para inglês Ne me quitte pas (que ficou IF YOU GO AWAY) e felizmente deu-lhe um melhor tratamento que em Seasons in the sun. A prova é que foi (e continua a ser) gravada por inúmeros cantores de língua inglesa.
É pena que McKuen não tenha escrito um texto mais próximo do de Brel. É pena que Terry Jacks a tenha gravado com aquele estilo tão piroso, a roçar o pimba. E é pena que Ken Levine tenha incluído a canção no seu rol das piores, já que não é uma canção original de Terry Jacks ou McKuen mas uma versão de uma grande canção de JACQUES BREL.
KEN LEVINE - AS PIORES CANÇÕES DE SEMPRE
Dói... Dói cá dentro, quando ouço aquela boys band a arruinar o Le Moribond. Eles são maus!!!
ResponderEliminarMas maus mesmo!!!
Metem nojo aos porcos! E porcos com padrões baixos! Daqueles porcos mesmo nojentos... Até esses porcos vomitam quando vêem esta boys band a cantar esta canção!
A boys band a que me refiro está aqui:
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=pGUnk8byS-I
Já vi...
ResponderEliminarÉ pior que uma colherada de óleo de fígado de bacalhau!
Yaaarrggghhhhhhh...