sexta-feira, 26 de março de 2010

NE ME QUITTE PAS



NE ME QUITTE PAS foi cantado por Frank Sinatra, por Nina Simone, por Julio Iglesias, por Barbra Streisand, por Shirley Bassey, por Maysa... enfim, por muitos dos famosos do mundo do espectáculo. NE ME QUITE PAS é cantado por americanos, finlandeses, alemães, italianos, vietnamitas, argentinos, gregos, etc,etc. NE ME QUITTE PAS é cantado em português, em inglês, em espanhol, em croata, em polaco, em holandês, em russo,etc,etc.
Mas como é natural só o seu autor soube transmitir ao público aquilo que realmente sentia ao cantá-la porque cantar esta canção era, no fundo, um prolongamento do acto penoso e dramático de a escrever. Podemos considerar então que há boas ou más versões de Ne me quitte pas. Só isso. Como o original ... jamais! como diz o outro.
Para mais informações sobre esta canção de Brel podem consultar o site LA CHANSON DE JACKY.
Encontrei no youtube esta versão da canção NE ME QUITTE PAS em russo (Я покидаю этот город) cantada por Aziza Muhamedova e que mostro aqui por curiosidade.

2 comentários:

  1. Já o ouvi também pelo Adamo e não desgostei, mas o original é inimitável e que o conhece, não pode apreciar tanto os "copycats" ( sem desprimor).
    resolvi entrar neste blogue por ser sobre Brel - vi o nome no blogue do meu irmão - um cantor que se ouvia em nossa casa amiude. Tinhamos todos os discos dele. Ainda agora sinto um arrepio na espinha ao ouvir "La Fanette" ou " Les Vieux"...fazem parte da minha juventude em Lisboa, que nunca mais voltará.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário Virgínia.
    Eu conheço as canções de Brel desde os anos 60 e tornei-me um viciado de tal maneira que procuro e compro tudo o que diga respeito à obra breliana. E quem OUVE os textos e as melodias de Brel e SENTE as emoções de Brel jamais vai conseguir aceitar, com bons ouvidos, versões/imitações de outros cantores (embora feitas com boas intenções, na maior parte das vezes).

    ResponderEliminar